Professor do Unilavras participou de pesquisa relacionada à telemedicina

O professor Richardon Carvalho, do curso de Enfermagem do Unilavras, representou a Instituição em um trabalho de grande importância para a saúde coletiva. “Telemedicina e detecção molecular da infecção pelo Sars-CoV-2 para enfrentar a pandemia de COVID-19” é o resultado das atividades desenvolvidas em 2020 no Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Lavras em parceria com a Universidade Federal de Lavras. Na época, Richardson era o coordenador do setor e apoiou as pesquisas e atendimentos da UFLA. Recentemente, o artigo foi apresentado de forma oral no 7º Workshop Internacional (Virtual) sobre UI GreenMetric World University Rankings (IWGM 2021).

A pesquisa trata da importância do diagnóstico precoce da Covid-19 e a telemedicina. De acordo com Richardson, com essas ações de rápida identificação do Sars-CoV-2, foi possível ter um maior controle da doença no município de Lavras. “Por Lavras ser uma cidade de interior, o trabalho que desenvolvemos foi reconhecido como inovador entre tantos outros apresentados”, conta.

A pandemia de Covid-19 potencializou muitas coisas, entre elas o estreitamento do uso das tecnologias na saúde básica. A telemedicina foi uma delas. Ao ser identificado como suspeito, o paciente atendido pelo projeto era encaminhado para uma unidade do PFS mais próxima para testagem e, se confirmada a presença do Sars-CoV-2, o paciente recebia todas as orientações para isolamento e tratamento necessários. Para Richardson, o artigo apresentado representa o início de algo maior: ”O uso das tecnologias vai abrir mais portas para aqueles que mais precisam”.