Semana das Engenharias do Unilavras trouxe perfil dos profissionais e novidades do setor

Entre os dias 28 e 30 de setembro, o Unilavras realizou a Semana das Engenharias de Produção, Elétrica e Mecânica. O evento, realizado de forma virtual, contou com palestrantes especialistas em áreas que tem ganhado destaque no mercado. Alunos dos cursos de Engenharias do Unilavras, e demais interessados, participaram do evento.

A abertura contou com uma palestra sobre o Mercado de Trabalho e o Perfil dos Engenheiros. Ministrada pelo Coordenador da V Região do CIE do Crea-MG, Jorge Nei Brito, os participantes puderam compreender melhor como o mercado tem se comportado com relação à recepção de novos profissionais para a área. Além disso, o Cientista da Computação, Gregory Murad Reis, trouxe um bate-papo sobre Robótica Aplicada. Gregory atua há mais de 16 anos no setor de educação e desenvolve projetos relacionados à robótica marinha. Fechando a noite, Inovações e Empreendedorismo foi a temática escolhida por João Paulo Zica Fialho para o evento. Ele compartilhou suas experiências com a área e deixou algumas dicas para os participantes.

Os engenheiros são profissionais que podem seguir por áreas diversas. Dessa forma, o evento trouxe algumas temáticas específicas para inspirar, principalmente, os alunos dos cursos de Engenharias do Unilavras. O segundo dia trouxe palestras relacionadas à Mineração, Carros Elétricos, além do setor de Laticínios. Os palestrantes da noite foram Fernando Naves Alvarenga, Saulo Carvalho e Hélio Ricardo Dias Estevão de Oliveira, respectivamente. Assim, foi possível conhecer um pouco de cada área de atuação e garantir que nossos alunos já possam pensar em suas carreiras futuras.

Já no último dia da Semana das Engenharias do Unilavras, foi a vez de trazer temáticas que estão em alta no setor de engenharia. O Engenheiro Eletricista João Vitor Goncalves falou sobre o Uso de energias renováveis e como o sistema eólico e fotovoltaico podem ser uma alternativa aos sistemas de energia tradicionais no Brasil. Já a Engenheira de Produção Paolah Gilbran Guedes, formada no Unilavras, palestrou sobre o uso de ferramentas de gestão e liderança. E, finalizando o evento, Fábio Moreira da Silva, Engenheiro Agrícola e um dos fundadores de EXPO Café, falou sobre biogás e biodiesel, também como formas sustentáveis e alternativas de energia.