Trabalho, pandemia e novos tempos foi tema de Congresso do Unilavras

As condições comportamentais do ser humano foram modificadas e estabelecidas de uma nova forma devido à Pandemia de Covid-19. No campo trabalhista, as jornadas de trabalho também foram reorganizadas e o Direito do Trabalho, incluindo outras lacunas do Direito, precisaram se reinventar para se adequar à esta nova modalidade de “viver”. Com todas essas transformações, e como forma de acrescentar à formação dos alunos do Unilavras, a Instituição realizou entre os dias 20 e 22 de outubro, o Congresso de Direito – trabalho, pandemia e novos tempos.

Durante a programação, o evento contou com diversas palestras envolvendo a temática. Desembargadores, Procuradores e outros profissionais do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região trouxeram temáticas relacionadas ao processo coletivo com a participação das redes sociais (Vicente de Paula Junior), o impacto da pandemia na saúde mental (Taísa Lima), além do papel da justiça no combate ao trabalho infantil (Samantha Borges) e as ações do TRT durante a pandemia (Camilla Zeidler).

O Procurador da República no Ministério Público Federal, Álvaro Ricardo de Souza Cruz e a Juíza do Trabalho Titular da 34ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte-MG, Adriana Campos de Souza Freire Pimenta também participaram do evento como palestrantes. Os convidados trouxeram debates atuais sobre o Direito Constitucional e a presença da mulher no Direito Trabalhista, respectivamente. Além disso, a coordenadora do curso de Psicologia do Unilavras, Michelli Godoi, ministrou uma palestra sobre o mundo do trabalho no pós-pandemia e o consultor em Direito Empresarial, Eduardo Goulart Pimenta, conversou com os participantes do evento sobre a recuperação judicial de empresas de acordo com a Lei 14.112/2020.