Unilavras realizou 5ª edição do Congresso de Medicina Veterinária

O Unilavras realizou entre os dias 27 e 29 de outubro a 5ª edição do Congresso de Medicina Veterinária da Instituição. Com a participação de palestrantes de renome, o evento também contou com Fórum Científico para apresentação de trabalhos e artigos acadêmicos. Foram 9 palestrantes em diversas áreas da medicina veterinária: de pequenos a grandes animais, passando pelos animais de companhia a animais silvestres, além de cirurgia e novidades no setor veterinário.

O evento trouxe a oportunidade para que todos os participantes possam aprofundar seus conhecimentos, além de ter contato com técnicas inovadoras do mercado. As primeiras palestras do Congresso trouxeram temáticas relacionadas ao cotidiano do médico veterinário. Leonardo Gonçalves de Abreu compartilhou suas experiências com a tomografia computadorizada em animais de companhia. Já Hoberdan Ferndando Magalhães Souza trouxe informações a respeito do meio jurídico e o profissional da veterinária. Fechando o primeiro dia de palestras, Mário César Rennó de Castro falou sobre fraturas de pelve em animais.

O segundo dia de Congresso deu destaque às questões de reabilitação e prevenção de doenças. Ana Paula Mori trouxe uma palestra sobre os suínos: “sanidade e diagnóstico: do campo ao laboratório”. Já no campo da reabilitação animal, foi a vez de Marcella Sanches compartilhar suas experiências práticas sobre a fisiatria e reabilitação física veterinária. A uveíte, uma das principais causas de cegueira em cavalos, também foi tema de palestra no Congresso de Medicina Veterinária do Unilavras. Dessa forma, Gustavo Leonardo Zapata concedeu uma palestra diretamente da Argentina e falou sobre o tema!

Na sexta-feira (29), último dia de evento, a palestras envolveram os cuidados com os animais de grande porte e animais silvestres. Rosiara Maziero Guaitolini trouxe um bate-papo sobre os padrões de qualidade espermática e seus efeitos na fertilidade do touro. No mesmo eixo temático, Bianca Paola Santarosa abordou as principais novidades do mercado de neonatologia em bovinos. E, para finalizar o evento, Plínio F. Mantovani trouxe uma palestra de grande importância para o setor de animais silvestres, com destaque para as cirurgias em aves silvestres.

Confira como foram as palestras:

PRIMEIRO DIA

SEGUNDO DIA

TERCEIRO DIA