Unilavras participou da Semana Empresarial de Lavras

A retomada da economia mundial tem feito com que milhares de empreendedores busquem capacitações para se adequar ao novo modelo de negócios imposto pela pandemia. Com tantas novidades no setor, e buscando gerar informações de alcance aos empresários de pequeno e grande portes, o Unilavras fez parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras Sebrae e outras Instituições de Ensino da cidade. Entre os dias 22 e 25 de novembro, o resultado da parceria foi lançado. A Semana Empresarial de Lavras contou com diversas palestras e discussões sobre o ramo. Realizado de forma híbrida, o evento contou com transmissão através do canal do Youtube da Prefeitura e com público, no Auditório II do Unilavras. As inscrições para a Semana Empresarial foram gratuitas, sendo destinadas a profissional do setor empresarial e estudantes.

A iniciativa do evento partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana. Professores do Unilavras, Sebrae, Fagammon e Fadminas foram os convidados do evento. A abertura do evento contou com a presença de autoridades e dos parceiros. Logo após, a primeira palestra abordou questões relacionadas ao cenário econômico de Lavras. Já na terça-feira (23), a primeira rodada de palestras foi realizada de forma 100% virtual e com duração de 30 minutos cada. Entre 14h e 15h30, o Youtube da Prefeitura de Lavras transmitiu algumas palestras sobre propósito, resolução de problemas, organização e a relação entre educação e negócios. Já no período da noite, o Auditório II do Unilavras sediou as palestras motivacionais “Como crescer em tempos de crise” e “Cenário financeiro: desafios e oportunidades”.

A quarta-feira (24) foi o ponto principal do evento. Ao todo, foram 10 palestras distribuídas durante a parte da tarde e noite. A primeira delas ocorreu às 14h: “Transformação digital como ferramenta de gestão para MEPS”. Às 14h30, a segunda palestra abordou o tema: “Pensando na estratégia e planejamento de negócios”. Logo após, “Os desafios legais do microempreendedor individual” foi o tema da discussão. Além disso, a legalização de empresas e a plataforma Google meu negócio também foram destaques. Os participantes também puderam compreender mais sobre os direitos dos consumidores e conhecer novas formas de inovar micro e pequenos negócios.

Marketing Digital também foi destaque no evento. A palestra das 19h trouxe algumas dicas para os profissionais que já trabalham com a abordagem na internet. Assim, como forma de apoiar quem está começando, a Semana Empresarial de Lavras também contou com uma palestra sobre “Os 9 passos para construir o seu negócio: Desmitificando o Canvas e Modelagem de Negócios”.

O último dia do evento contou com cinco palestras no mesmo estilo dos dias anteriores. “Controle de custos com impostos”; “Administração financeira pessoal em tempos de crise”; “Investimento para pequenos investidores” foram transmitidas. Já a noite, “Fluxo de caixa projetado como ferramenta de planejamento” e “Como entender os custos do seu produto e formar o preço de venda” foram realizadas no Auditório II do Unilavras. Todas as atividades foram gravadas e serão disponilizadas posteriormente no Youtube da Prefeitura de Lavras para que toda a classe empresarial tenha acesso ao conteúdo, além de outros interessados no assunto.