Como o arquiteto pode te ajudar na reforma da casa?

POR CLAUDIA NEVES, ARQUITETA E URBANISTA, SUPERVISORA DO ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO – EMAU DO UNILAVRAS, E
BRUNA FAGUNDES, ARQUITETA E URBANINSTA, PROFESSORA DO UNILAVRAS

Reforma é um assunto que desperta sonhos, mas ao mesmo tempo pode causar traumas e até pesadelos, não é mesmo? Além do investimento financeiro, existe também toda a expectativa e ansiedade para ver a obra pronta do jeitinho que você sempre sonhou. O papel do arquiteto é de criar um projeto que atenda às necessidades do morador. Assim, ele deve garantir as escolhas certas de materiais, uso dos espaços, além de acompanhar e assessorar a mão de obra para que tudo saia conforme o projeto.

Para te ajudar a evitar erros e a lidar com alguns imprevistos, vamos dar algumas dicas essenciais e inspiradoras para que sua reforma saia da melhor maneira possível. Dessa forma, você poderá desfrutar do seu novo espaço sem passar por perrengues evitáveis.

Vamos lá?

Cada reforma é única, que pode ser desde a substituição de um piso ou revestimento, ou até mesmo a mudança geral de espaço, criando um novo layout. Até as reformas necessárias, como os relacionados à danos estruturais nas paredes, vazamentos, problemas no telhado e melhorias na rede elétrica e hidráulica, são únicas!

Espaços pequenos podem se transformar em ambientes funcionais e até mesmo aconchegantes. Sabe aquele espaço perdido embaixo da escada? Pode se transforar em uma adega ou quem sabe uma estante de enfeites. Ou até mesmo um espaço para estudos. As vezes conseguimos fazer uma reforma com soluções simples.

E para ambientes pequenos, em geral, temos algumas dicas: utilize nichos e prateleiras – se não temos espaço no ambiente sempre temos que aproveitar as paredes. Tenha móveis funcionais – aqueles práticos e inteligentes. Utilize portas de correr. E use e abuse de espelhos e iluminação – pois dão sensação de amplitude.

E para que dê tudo certo, aqui vai a receitinha do bolo:

1 – Faça um Briefing detalhado com seu arquiteto, pontuando seus objetivos – tudo que você quer e precisa fazer no projeto de reforma.

2 – Faça a escolha dos materiais a serem utilizados, que vão de acordo com o custo, qualidade, sustentabilidade e condições climáticas da região da construção.

3 – Tenha os projetos e detalhamentos em mãos, para evitar execuções incorretas.

4 – Faça o orçamento da obra, para que você possa se planejar quanto aos gastos e planejar a obra em si.  Dessa forma, você terá uma visão mais ampla se ela será executada por etapas ou de uma única vez.

5 – Certifique-se de ter em mãos todas as autorizações necessárias para a execução da reforma. Entre elas estão a liberação da prefeitura, vigilância sanitária e o que mais se aplicar de acordo com a reforma.

6 – Contrate uma equipe de mão de obra ou construtora confiável. Pois não adianta ter um ótimo projeto e não ter uma boa equipe para executá-lo, não é mesmo?

E finalmente curta seu novo lar!

Sabia que aqui no Unilavras o curso de Arquitetura e Urbanismo busca formar profissionais capazes de planejar sua reforma e garantir o máximo de conforto aos clientes? Pois é! Conheça nosso curso e seja o melhor profissional da área!