Câmara Municipal concede Diploma de Honra ao Mérito a NPJ Unilavras

O Núcleo de Prática Jurídica do Unilavras foi homenageado em uma cerimônia realizada pela Câmara Municipal de Lavras na noite desta quarta-feira (01). A Coordenadora do curso de Direito do Unilavras, Profª Drª Walkíria Oliveira Freitas, e a Advogada do NPJ, Nayara Marques, representaram a Instituição e receberam o Diploma de “Honra ao Mérito”. A cerimônia contou com a presença de vereadores; da Prefeita do Município, Jussara Menicucci (PSB); do Promotor da 6ª Promotoria de Justiça de Lavras, Vladimir Sossai e demais autoridades do município.

A indicação da honraria partiu da vereadora Delegada Ana Paula Arruda (PSL). O título se deve aos diversos trabalhos prestados à comunidade de Lavras e região. De acordo com a Profª Walkíria, cada aluno e professor que atua no curso de Direito recebe o Diploma. “Esse reconhecimento também se dá pelas atividades que desenvolvemos com a população carente e, principalmente, com os serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica. Essa é uma conquista de todo o curso de Direito Unilavras”, disse.

Entre as ações realizadas pelo NPJ Unilavras está o NPJ nas Ruas. O projeto leva informações relacionadas ao Direito do Consumidor, Trabalho e Família, por exemplo. Durante a Pandemia de Covid-19, o Núcleo também auxiliou diversas pessoas a conseguirem o Auxílio Emergencial, concedido pelo Governo Federal, garantindo o acesso destes cidadãos aos seus direitos. Além destas ações, o NPJ também atua em processos dos mais variados tipos, junto ao INSS, Ministério Público e outas instâncias.

Vale lembrar que o Núcleo é formado por professores e alunos que atuam em estágios, desenvolvendo as habilidades necessárias para o futuro profissional. O espaço busca a formação continuada e a prestação de serviços à sociedade. Um de seus diferenciais é a sala de Conciliação e Mediação, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Lavras, ligado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.