Curso de Gastronomia promoveu atividade de degustação e harmonização com cervejas

Uma parceria entre o curso de Gastronomia do Unilavras e as cervejarias do Funil e Joia Mesquita, resultou em uma competição harmoniosa entre os alunos da Instituição. Harmoniosa porque a Profª Drª. Larissa Fassio, da disciplina de Bebidas e Harmonizações, propôs aos alunos dos 3º e 4º períodos um desafio: preparar pratos que harmonizassem com as cervejas especiais que foram disponibilizadas para uma atividade. Ao total, foram 7 grupos divididos em duas turmas durante a tarde e noite de ontem (15), no Centro Gastronômico do Unilavras.

Cada grupo de alunos pode escolher o estilo da cerveja e criar dois pratos para degustação. A professora Larissa, além da Sommelier da Cervejaria do Funil, Renata Foureaux, e o Proprietário da Cervejaria Joia Mesquista, Leandro Mesquita, foram os convidados para degustar e dar notas de 0 a 10 para cada prato, de acordo com uma série de critérios.

A harmonização em si, a apresentação dos pratos e a forma como os alunos exibiram suas escolhas foram alguns dos pontos levados em consideração. Dessa forma, os alunos também tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos de organização de eventos gastronômicos. Os detalhes das bancadas em que os jurados estavam foi pensado por cada equipe: dos arranjos aos acessórios escolhidos para a apresentação dos pratos.

O mais legal da atividade de Degustação e Harmonização foi o espírito de competição presente entre os alunos. Em suas falas, foi possível observar que eles estavam preparados para cada pergunta e receber as avaliações dos jurados. Ao final das apresentações, os jurados fizeram as somas e premiaram a equipe vencedora de cada turma.