A importância de um currículo bem elaborado

Por Michelli Godoi, professora do curso de Psicologia do Unilavras

Você sabia que um recrutador leva em média cerca de 8 segundos para fazer uma varredura em seu currículo? É isso mesmo. 8 segundos é o tempo que ele precisa para fazer um escaneamento visual rápido e identificar as informações necessárias e comparar com as exigências da vaga em questão.

Essa etapa se chama triagem e acontece antes do processo seletivo em si. Engana-se, portanto, quem acha que currículo é apenas uma forma de apresentar seus dados de contato para uma possível oportunidade no mercado de trabalho. Quem dedica tempo para elaborar um currículo de qualidade, com informações objetivas, claras e precisas sobre suas competências laborais e trajetória profissional, já sai na frente quando o assunto é a disputa por uma vaga de emprego.

O currículo chega primeiro que você

E essa é a chance que você tem de causar a primeira boa impressão. Você pode começar informando seus dados pessoais, como nome completo, idade, estado civil, endereço, e-mail e pelo menos dois contatos de telefone. (Já pensou se você perde a oportunidade de participar de uma entrevista justamente porque no dia em que o recrutador te ligou, seu telefone estava descarregado ou fora de área?)

Pois é, acredite. Com a vida corrida das empresas, o recrutador quase nunca fará uma nova tentativa de te contactar. Principalmente se ele já tiver vários outros candidatos disponíveis. Por isso é importante se atentar para que as informações de contato estejam corretas e atualizadas.

Dados conferidos, é hora de especificar um objetivo. Qual é a vaga que você tem interesse ou o setor no qual você deseja trabalhar? É importante delimitar um objetivo que tenha a ver com sua qualificação ou experiência prévia. Pesquise sobre a empresa para a qual você está se candidatando, vá direto ao ponto e evite a subjetividade.

Querer se desenvolver e contribuir para o desenvolvimento da empresa pode até ser um objetivo pessoal. Porém, me desculpe decepcionar, mas não é essa frase que fará a diferença em seu currículo.

O que os selecionadores querem ver diz respeito ao que você de fato sabe fazer

Neste caso é importante fazer uma síntese das suas principais qualificações, pode ser um parágrafo breve, mencionando pontos relevantes de trabalhos anteriores, conquistas realizadas, ou seja, reserve esse espaço para contar no que você é realmente bom.

Neste tópico intitulado síntese das qualificações, é extremante importante que você utilize palavras-chave que tenham a ver com as características da vaga em questão. Ah, você não tem experiência? Então está na hora de começar a buscar oportunidades de aprendizado, mesmo que sejam de caráter voluntário. Não ter experiência profissional em carteira não te impede de trabalhar como colaborador ou voluntário, de ajudar em algum projeto social ou mesmo de atuar em inciativas dentro da sua própria faculdade. E o quanto antes você buscar suas próprias oportunidades, melhor.

Dito isso, o próximo passo diz respeito à sua formação acadêmica: não se esqueça de mencionar o curso, a instituição de ensino, o período e o ano previsto para conclusão. Se tiver mais de um curso superior ou pós-graduação realizado, coloque tudo na ordem do atual para o mais antigo (não precisa mencionar ensino médio, ok?).

Por fim, coloque suas experiências profissionais também em ordem decrescente (da mais recente à mais antiga), se limitando aos 3 últimos trabalhos, mencionando, local, período de início e término do contrato e uma breve descrição das atividades realizadas. Se ainda tiver alguma informação adicional, como cursos extras, experiências internacionais, disponibilidade para mudanças ou viagens, habilitação, entre outras que julgar relevante, coloque ao final do documento e finalize com a data de entrega do currículo.

O ideal é deixar o seu currículo enxuto, com uma, no máximo duas páginas.

Atente-se para o alinhamento do texto e das margens, verifique se a apresentação está visualmente harmônica, cuide de detalhes como espaçamento de até 1,5 cm, fonte tamanho 12 e evite carregar o seu currículo com informações desnecessárias, como número de documentos, cartas de apresentação ou certificados.

Pronto! Uma vez enviado seu currículo e se o seu perfil estiver dentro das qualificações exigidas para a vaga, você será chamado para participar do processo seletivo. Essa é uma outra etapa importante, mas que para chegar até ela, depende da boa impressão que seu currículo causou no recrutador.

No curso de Psicologia você terá contato com diversas áreas, inclusive a que trabalha com seleção de currículos. Assim, você estará apto a apoiar diversas empresas a encontrarem os colaboradores ideiais para cada vaga. Ficou curioso para compreender como é o curso? Inscreva-se no Vestibular!