EMAU Unilavras entrega projeto arquitetônico à Polícia Civil de Lavras

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras entregou o projeto que vai abrigar a futura Unidade Regional de Custódia e Perícia da Polícia Civil de Lavras. O projeto foi desenvolvido de acordo com as necessidades do prédio, que vai abrigar todos os itens apreendidos pela Polícia Civil da região de Lavras.

A reunião de apresentação do projeto executivo ocorreu no Escritório Modelo e contou com a presença do Delegado Regional de Lavras, Dr. Josias Moreira Giffoni; do Chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, Pedro Henrique Rabelo Bezerra; e do Perito Criminal e chefe do PPI, Tales Giuliano Vieira, que também é professor dos cursos de graduação do Unilavras em disciplinas de perícia, além da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras, Janaína Faleiro. Os estagiários e a Arquiteta e Urbanista responsável pelo EMAU Unilavras, Claudiamar Neves, puderam explicar cada detalhe do projeto, além de entregar as plantas e o projeto em 3D para os representantes da Polícia Civil.

De acordo com Claudiamar, a demanda chegou ao Escritório em setembro do ano passado. Na rotina de um escritório, por exemplo, esse tipo de projeto é bem diferente do comum, ela explica. “Tudo isso devido às especificações de largura das paredes, isolamentos, e de restrições de acesso”. Para os alunos do curso, que atuam como estagiários no escritório do Unilavras, a experiência foi única. “Com essas parcerias, nós conseguimos fortalecer o ensino-aprendizagem dos nossos alunos e fazer com que eles tenham novas experiências. É fundamental que eles tenham esse desenvolvimento de projetos na graduação”, comenta a coordenadora Janaína.

A construção da nova Unidade será feita na mesma área onde se encontra o prédio da delegacia de Lavras. “É um projeto que engloba um posto de perícia integradas na nossa região e uma unidade regional de custódia, que arquiva todos os vestígios criminais de uma investigação. Quem ganha, no final, é a população com essa parceria”, explicou o Dr. Josias. Entre uma dúvida e outra, ele também pode parabenizar os alunos e a coordenadora do curso, Janaína Faleiro, pela iniciativa. “Todos nós temos um papel social, e essa parceria [entre a Polícia Civil e o Unilavras] é muito importante”, completa o delegado.

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

O Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo – EMAU é um espaço de atendimento que busca unir a prática acadêmica ao exercício do trabalho comunitário e de extensão. Como principal objetivo, “o Escritório busca atender a comunidade que não possui recursos financeiros para contratar os serviços de um arquiteto e urbanista”, como explica Janaína.

Dessa forma, o Escritório Modelo atende famílias com renda de até 2,5 salários. Assim também, Instituições sem fins lucrativos, associações de bairro, instituições que atendam à comunidade podem procurar os serviços do EMAU Unilavras.