Clínica-escola de Fisioterapia é reinaugurada

O Unilavras realizou, na noite desta terça-feira (12), a reinauguração da Clínica-escola de Fisioterapia da Instituição. Após a reforma, o espaço ganhou novos equipamentos e novas salas de atendimentos. Muitos outros materiais de uso constante também foram comprados e instalados, a fim de aperfeiçoar o funcionamento do local.

Autoridades institucionais, como o Presidente da Fundação Educacional de Lavras, o prof. Dr. João Antônio Argenta, a Reitora do Unilavras, a prof.ª Dr.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta, além dos Pró-Reitores Acadêmico, de Graduação e de Desenvolvimento, prof. Dr. Cassio Vicente Pereira, prof. Dr. Marcelo Ferreira Viana e Ms. Luiz Felipe Lunkes Argenta estiveram presentes na cerimônia. Professores e alunos do curso de Fisioterapia também acompanharam o evento, juntamente com a coordenadora do curso, a prof.ª Dr.ª Luciana Crepaldi Lunkes que conduziu as ações da noite.

Logo após o discurso de abertura, todos os presentes puderam conhecer o novo espaço e compreender mais sobre o trabalho realizado nele. A Clínica-escola de Fisioterapia do Unilavras é o ambiente em que os alunos do curso podem praticar e aprender mais sobre a futura profissão. Com a reforma, os pacientes poderão desfrutar de uma estrutura muito maior e mais bem equipada, tendo em vista os novos aparelhos adquiridos pela instituição. Além disso, os estudantes poderão realizar cada vez mais atendimentos na clínica.

O curso de Fisioterapia do Unilavras está próximo de completar 30 anos de existência. Dessa forma, a reinauguração da Clínica-escola mostra o desenvolvimento e o aprimoramento do mesmo, não só para o Unilavras, mas para toda a comunidade atendida ao longo desse período.

Novos equipamentos de pilates também foram adquiridos para uso constante, além de esteira, elíptico, bicicleta, macas e mesas de RPG. Segundo a coordenadora do curso, a prof.ª Dr.ª Luciana Crepaldi Lunkes, são 263 pacientes sendo beneficiados pelos atendimentos gratuitos da Clínica-escola em 7 diferentes áreas de atuação. Por exemplo, só no segundo semestre de 2021, foram realizados mais de três mil atendimentos na Clínica-escola de Fisioterapia.

Dessa forma, um novo marco para o curso foi consolidado e mais alunos poderão aproveitar o espaço para aprender. “Ser fisioterapeuta é uma missão. E a nossa tem sido plenamente cumprida nessa estrutura admirável. Por isso, reforço os agradecimentos à direção e a toda a equipe de infraestrutura por confiarem no nosso trabalho e nos permitirem realizá-lo com excelência”, completa a coordenadora do curso.

Sobre a Clínica

A Clínica-escola oferece a Fisioterapia Pediátrica, para bebês, crianças e adolescentes. Assim também, os alunos atuam com a Fisioterapia em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia para tratar incontinência urinária e fecal em mulheres, homens e crianças, além dos atendimentos às gestantes e mulheres no pós-parto, e mulheres submetidas a cirurgias de câncer de mama. Também há a Fisioterapia Traumato-Ortopédica, com o tratamento de traumas nos ossos, músculos, articulações e tendões.

Já a Hidroterapia trata de pacientes ortopédicos, pós-operatórios, neurológicos e reumatológicos, tanto adultos quanto crianças. Vale lembrar que entre os diferenciais da Clínica-escola do Unilavras está a piscina terapêutica, que é a única da região a atender pacientes. A Fisioterapia Neurofuncional é direcionada ao paciente que sofreu alguma lesão no sistema nervoso e com perda de movimentos e coordenação motora.

Desde o segundo semestre de 2021, o espaço também tem recebido pacientes que sofreram com a Covid-19 e que estão com limitações funcionais e cardiorrespiratórias decorrentes da doença. A Fisioterapia Cardiovascular também já está sendo ofertada e recebendo pacientes. Os acompanhamentos cardiovasculares são voltados para pacientes hipertensos, obesos, diabéticos e com doença arterial periférica.

Interessados em ser atendidos na Clínica-escola de Fisioterapia do Unilavras devem realizar o cadastro através um formulário disponível na página da Clínica no site da Instituição. Além disso, é recomendado que o paciente tenha em mãos o encaminhamento médico na primeira consulta, durante a triagem.