Aluna da Gastronomia conquista 1º lugar no Concurso Azeite no Prato

O 2º Concurso Azeite no Prato de Maria da Fé revelou, no último sábado (16), seus ganhadores. A aluna do 4º período do curso de Gastronomia do Unilavras, Juliana Guerra, foi a vencedora da competição com o prato Brandade de Truta Defumada. O concurso foi realizado dentro da Festa do Azeite Novo, com diversas atrações na cidade da região da Serra da Mantiqueira.

Como regra, os participantes deveriam ser estudantes de Gastronomia, além de utilizarem um azeite local em suas preparações. Foram várias etapas para que Juliana estivesse entre os finalistas. Um dos pontos em que ela acredita ter sido o destaque, foi a contextualização de sua receita com a região. O prato leva a truta, as batatas, o pinhão, raspas de limão e o azeite, que foi a estrela do dia. Todos os ingredientes são típicos da Mantiqueira, principalmente da região de Maria da Fé, que já foi famosa por suas plantações de batata.

Para o prato escolhido para o Concurso Azeite no Prato, Juliana optou pelo azeite da Fazenda que leva o nome da cidade. Na cozinha, a estudante pode mostrar ao júri suas habilidades na cozinha, além da apresentação do prato: pontos que foram avaliados e levados em consideração. O momento foi uma oportunidade de a estudante conhecer profissionais da área. “Só a experiência de conhecer o lugar e os Azeitólogos que estavam palestrando já valeu a minha participação. E ganhar esse concurso me abriu portas que eu nem conhecia”, conta Juliana.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia do Unilavras, Julia Marinho, a conquista de Juliana mostra a capacidade do curso em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Um diferencial do nosso curso é preparar e garantir que o aluno se dedique nas técnicas de cozinha. Dessa forma, no futuro ele saberá trabalhar com todas as habilidades necessárias”, pontua. De acordo com ela, o incentivo a participações em eventos como o de Maria da Fé é frequente, para que “o aluno possa desenvolver a criatividade e ter visibilidade ainda na graduação”, explica.