Crefito-4 visita Unilavras para bate-papo com alunos

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4) esteve no Unilavras durante a noite desta terça-feira (19) para um bate-papo com os alunos do curso de Fisioterapia. A palestra, ministrada pelo Presidente do Conselho, Dr. Anderson Coelho, e pelo Tutor do Crefito-4 Jovem, Dr. Márcio Brandão, trouxe diversos temas relacionados à profissão, além de legislação e da participação estudantil no Conselho.

A palestra faz parte da disciplina de Introdução à Fisioterapia, ministrada pela prof.ª Dr.ª Laiz Helena de Castro Toledo Guimarães. Contudo, o convite foi estendido a todos estudantes de Fisioterapia. Alunos e professores puderam tirar suas dúvidas durante o evento, além de conhecerem os estudantes do Unilavras que são representantes do Crefito-4 Jovem.

A aproximação entre academia e o órgão regulador é importante para que os estudantes já fiquem cientes que eles possuem voz, principalmente através do Crefito-4 Jovem. “Assim eles já saberão quem são seus representantes e se conscientizar”, explica a prof.ª Laiz. Desta forma também, o Tutor do Crefito-4 Jovem, Dr. Márcio pode trazer um pouco sobre o projeto que proporciona aos alunos envolvimento com a realidade política da classe profissional, além das atividades institucionais do Conselho. No Unilavras, os representantes do Crefito-4 Jovem da Instituição são os estudantes Vitória Reis e Rafael Brito.

Entre outros assuntos abordados no bate-papo, a ação também trouxe a atualização para os alunos dos períodos mais avançados do curso. Além disso, a busca constante por novas práticas de ensino foi muito elogiada pelo Dr. Anderson. “A participação dos docentes é fundamental para entender as tendências do Conselho para implementar isso e posicionar esses futuros profissionais egressos do Unilavras dentro do que há de melhor e mais atualizado para atender às necessidades da população”.

O curso de Fisioterapia do Unilavras é um dos mais antigos de Minas Gerais. Dessa forma, sua tradição e qualidade já é reconhecida por toda a região. Vale lembrar que a Clínica-escola de Fisioterapia do Unilavras passou por uma recente reforma. A coordenadora do curso, prof.ª Dr.ª Luciana Crepaldi Lunkes e demais professores, levaram a comitiva para conhecer as novas instalações. “A cada vez que a gente vem aqui, a gente se surpreende com a estrutura e infraestrutura física do curso”, ressalta o Dr. Anderson.