Unilavras promoveu Concurso Chef Mirim em Festival de Nepomuceno

O Unilavras promoveu entre os dias 21 e 23 de abril, o Concurso Chef Mirim. O evento, realizado dentro das ações do 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno, contou com a participação de crianças com idades entre 9 e 12 anos. Foram mais de 100 inscritos para o Concurso, que contou com 15 finalistas preparando suas receitas na Arena Cozinha Show ao vivo.

O principal objetivo do evento foi aproximar as crianças da culinária mineira, além de incentivá-las a preparar as receitas tradicionais da região. E como regra principal do Concurso, o ovo deveria estar presente entre os ingredientes utilizados. Durante três dias, uma banca de jurados composta por professores do Unilavras e pessoas da comunidade de Nepomuceno puderam experimentar os pratos preparados pelos Chefs Mirins.

Diversos pontos foram levados em consideração na hora da escolha dos vencedores: modo de preparo, visual e gustativo. No sábado (23) após a avaliação final da banca, os jurados anunciaram os vencedores do Concurso Chef Mirim. O 1º Colocado no concurso recebeu um Notebook, o 2º Colocado uma poupança no valor de R$ 1.000,00 e o 3º Colocado uma poupança no valor de R$500,00, ambos no Sicoob. Veja abaixo as classificações:

• 1º lugar: Maria Luiza Emídio – Broinha de amendoim
  • 2º lugar: Giordana de Oliveira Reis – Ensopado de peixe
  • 3º lugar: Kyara Rafaelly Vitória do Nascimento – Bolo de milho cremoso

O Curso de Gastronomia do Unilavras foi o principal envolvido na ação, com os professores Ricardo Martin no apoio aos participantes e as professoras Larissa Fassio e Julia Marinho na banca avaliadora dos pratos. Além disso, os estudantes também foram primordiais para que o Concurso fosse um sucesso. “Eles foram os responsáveis pela pré-produção dos pratos, com a separação dos ingredientes. Vivenciaram os bastidores do evento, que é fundamental para a formação profissional deles”, conta Ricardo.

Demais cursos também marcaram presença

Além do curso de Gastronomia, o Unilavras levou outros cursos de graduação para 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira. Entre os dias 20 e 24 de abril, datas do Festival, os cursos do Unilavras levaram a prestação de serviços e muita informação para a comunidade de Nepomunceno.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e as Engenharias levaram um pouco do mercado de trabalho para a o Festival. Dessa forma, eles puderam apresentar algumas das atividades que são cotidianas dos profissionais das áreas e tirar dúvidas de quem passava pelas tendas de cada curso.

Na Enfermagem, teve aferição de pressão e glicose. Os alunos também levaram os manequins de simulação realística para demonstrar algumas técnicas de primeiros socorros. O curso de Estética e Cosmética levou a aplicação de maquiagem para o público feminino. Já no curso de Fisioterapia a população recebeu massagens, podendo também conhecer algumas técnicas de relaxamento. Nos cursos de Medicina Veterinária e Direito, a comunidade pode se inteirar sobre os grupos de estudos que existem dentro da faculdade, além de algumas prestações de serviços que os cursos oferecem.