Movimento Empresa Júnior: desafios e oportunidades

O curso de Administração do Unilavras deu um passo importante para a concretização de um sonho da Instituição. Na noite desta quinta-feira (28), integrantes da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (FEJEMG) vieram até o Unilavras para falar sobre o Movimento Empresa Junior (MEJ) aos alunos e professores. O evento marcou o processo de lançamento da Unilavras Júnior, que vai proporcionar ao estudante a oportunidade de ter experiências de vivenciar o mercado de trabalho ainda na graduação.

Após as apresentações, professores e alunos foram separados para momentos de imersão diferentes. Alguns membros da FEJEMG ficaram com os estudantes, no Auditório I, para falar sobre a cultura MEJ e o impacto que o movimento tem na carreira deles. Já os professores foram encaminhados para a Sala de Metodologias Ativas. Por lá, eles puderem compreender como colocar em prática algumas ações com os alunos, a fim de proporcionar um aprendizado e tutoria nas empresas juniores aos estudantes.

A professora Andressa Furtini será a responsável pela Unilavras Júnior. De acordo com ela, o momento desta quinta-feira foi essencial para que os alunos possam se interessar pela proposta. “Estamos nos envolvendo com o Movimento Empresa Júnior para que os nossos alunos queiram e possam se interessar e entender que isso vai beneficiar a vida profissional e pessoal deles”, explica. Um dado apresentado pela Presidente da FEJEMG, Vithoria Vasconcelos, coloca o Unilavras em destaque na região. O fato de a Instituição estar buscando a inserção de seus alunos no mercado empreendedor é um ponto positivo. “Queremos que a Unilavras Júnior seja um case de sucesso da FEJEMG, porque esperamos levar mais disso para a educação privada e levar vocês como um exemplo para as próximas instituições que vão vir”, argumenta.

Diferencial

Com as atividades de uma Empresa Júnior, os estudantes podem prestar serviços para a comunidade, com consultorias e outros tipos de projetos. Dessa forma, o profissional que passa por uma EJ estará muito mais bem preparado e seguro para os desafios da profissão. Para a coordenadora do curso, Christiane Lobato, os alunos só têm a ganhar ao participar da EJ. “Esse é mais um diferencial que o Unilavras traz para os alunos, para que eles possam já experimentar na prática o cotidiano dos administradores. Assim ele sairá muito mais preparado para o mercado de trabalho”.

Ainda segundo a professora Andressa, o próximo passo é o lançamento do processo seletivo que vai escolher os futuros empresários juniores do Unilavras. “Esse foi o start. Agora vamos nos engajar e organizar para que a Unilavras Júnior seja a primeira de muitas EJs aqui da Instituição”, finaliza.