Saúde mental foi tema de palestra no curso de Enfermagem

No dia em que se celebra o Dia Internacional do Enfermeiro, o curso de Enfermagem do Unilavras promoveu uma palestra destinada aos alunos e profissionais da área. Na noite desta quinta-feira (12), o Auditório II, recebeu o Psicólogo, e professor do Unilavras, Ismael Pereira de Siqueira, para falar sobre saúde mental. O tema foi escolhido devido à atuação destes profissionais, que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, desde 2020.

Cuidar de quem de cuida. Esta foi a frase que resumiu o evento. O prof. Ismael trouxe, em sua palestra, o conceito e a relação entre saúde mental com os cuidados. De acordo com ele, pensar na qualidade de vida das pessoas que trabalham no setor de saúde é fundamental. “Precisamos entender que para cuidar do outro, a gente precisa estar bem”, explicou.

Foram dois anos intensos para o profissional da Enfermagem. Agora, é hora de recomeçar. De acordo com a Coordenadora do curso, a profª Elisiany Mello Costa, a palestra foi um momento para os estudantes ficarem informados e também se prepararem para os desafios. “Os profissionais e estudantes da área são a linha de frente nessa luta. Essa palestra veio dar um acalento, amenizar esses sintomas que ainda estamos vivendo”, afirmou a coordenadora.

Mesmo com tantos desafios ainda impostos pela Covid-19, os Enfermeiros e Enfermeiras se mantêm firmes no ato de cuidar. Assim, é preciso, como o prof. Ismael salientou: “ampliar as experiências humanas para recuperar a saúde e melhorar nossa relação com o mundo”. Ao final da palestra, houve o sorteio de brindes para os participantes.