Mudas de manjericão foram distribuídas no Unilavras

O curso de Gastronomia do Unilavras realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega de mudas de manjericão para alunos e colaboradores da Instituição. Além disso, durante a entrega, também houve a disponibilização de uma receita que leva a erva aromática como ingrediente. Essa distribuição faz parte do projeto Horta Unilavras, que consiste no cultivo de temperos e ervas aromáticas. O projeto surgiu com a criação da horta de temperos para suprir a demanda de alguns condimentos frescos do Centro Gastronômico.

Após o início da horta, foram implantadas ações de sustentabilidade com o curso de Gastronomia e outros setores do Unilavras. Para a entrega das mudas, foram disponibilizados 120 brotos de manjericão em recipientes reciclados. As mudas foram feitas a partir da planta que já existe no Unilavras. O processo foi realizado pelos alunos. “A gente fez essa ação para conscientizar as pessoas sobre a gastronomia sustentável, utilizar menos alimentos industrializados e mostrar que podemos usar ingredientes da nossa própria horta”, afirma a Coordenadora do curso de Gastronomia do Unilavras, Júlia Fernanda Urbano Marinho.

Além disso, ter uma horta dentro do Centro Universitário incentiva o aluno a trabalhar com uma gastronomia mais sustentável e auxilia na formação dos futuros Gastrólogos. “Bons restaurantes, muitas vezes, têm sua própria horta. É muito importante que quem cozinhe saiba de onde vêm o seu alimento”, completa a coordenadora.