Alunos realizaram Feira de Resíduos de Saúde

Compreender a importância do descarte do resíduo de saúde é algo ensinado desde o início da graduação dos cursos de saúde. Como forma de orientar a comunidade acadêmica e profissional, os alunos do 1º período do curso de Enfermagem do Unilavras realizaram a Feira de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) nesta quinta-feira (03). Na sala 105A da Instituição, os alunos puderam trazer exemplos e tirar dúvidas de quem passou por lá.

A Feira é organizada pela prof.ª Mirelle Soares, que avaliou cada grupo durante as apresentações. Ela explica que o profissional da Enfermagem precisa compreender cada tipo de resíduo para uma boa gestão da saúde. “Essa atividade serve para que o aluno já se conscientize e saia preparado para o mercado. Nos estágios, por exemplo, eles têm contato direto com esses resíduos, que são luvas, agulhas e outros tipos de materiais. Assim, eles já saberão qual o tipo de resíduo que devem fazer o descarte correto” explica.

Os Resíduos de Serviços de Saúde são divididos em categorias e, de acordo com sua tipagem, existe uma destinação específica. São eles: Resíduos químico; perfurocortante; infectante; radioativo e comum. A professora explica que a principal vantagem da classificação está no manejo do resíduo, que é feito por equipes preparadas, além de não oferecer riscos aos trabalhadores da limpeza urbana em determinadas situações. A saúde coletiva e o meio ambiente também ganham com a destinação correta dos resíduos.