Local Simulado movimentou campus do Unilavras

Uma ação realizada no campus 1 chamou a atenção de alunos do Unilavras e do Colégio Unilavras nesta segunda-feira (07). O Local Simulado, atividade que faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia Legal do curso de Engenharia Civil, trouxe uma cena de crime fictícia. A ação também contou a participação dos alunos do Núcleo de Estudos Multidisciplinar em Ciências Forenses (Necif).

Os alunos do Necif deixaram um QR-Code em locais específicos, para que todos pudessem fazer suas interpretações sobre o fato. Durante o decorrer da atividade, os estudantes de Engenharia Civil deveriam analisar as informações repassadas pelo professor Tales Vieira. A partir disso, um lado pericial, com base nos estudos sobre análises periciais, será desenvolvido e entregue como exercício final do Local Simulado. A atividade desenvolve muito a criatividade e a curiosidade da comunidade.

“A gente trabalha desde o que é a perícia, até o mercado de trabalho. Assim, desenvolvemos as habilidades de análise dos alunos e também interpretação com bases em análises químicas e físicas até chegar em uma dinâmica”, explica o professor Tales Giuliano, responsável pela ação.

O Necif possui alunos de 8 cursos de graduação do Unilavras. Por lá, os estudantes debatem os casos criminais mais famosos do Brasil, além de discutir assuntos relacionados à perícia. Dessa forma, o aluno pode compreender e se direcionar até uma especialização para o futuro profissional. Tales também lembra que a Perícia vai muito além das interpretações de crimes, passando também pela segurança do trabalho e outras áreas que são muito importantes para o profissional que atua na perícia.