Congresso abordou os campos de atuação do profissional de Enfermagem

Em um mundo cada vez mais globalizado, as profissões também precisaram se adaptar. Mesmo as mais tradicionais, como a Enfermagem, não ficaram de fora. A fim de proporcionar um pensamento além dos locais tradicionais de trabalho, o VII Congresso de Enfermagem e II Congresso Internacional de Ciência em Enfermagem do Unilavras, ocorrido entre os dias 7 e 9 de junho, trouxe temáticas relacionadas aos diversos cenários em que o profissional está inserido.

Ciência e empreendedorismo foram os principais eixos do evento. De acordo com a prof.ª Rosyan Carvalho Andrade, o Congresso trouxe muitos esclarecimentos aos alunos sobre as áreas de atuação do enfermeiro. Durante a tarde do dia 7, no pré-evento, houve alguns Workshops com dinâmicas voltadas para o tema principal do Congresso. À noite, a mesa-redonda de abertura abordou o consultório de enfermagem, com as enfermeiras Uyara Januzzi da Silva, Uiara de Oliveira Kaiser e Juliana Braga. Os principais assuntos tratados foram os tratamentos de feridas e as práticas integrativas, assim como a enfermagem estética, que está em alta no mercado.

Já o segundo dia do Congresso contou com a apresentação de trabalhos científicos, inclusive de outras instituições. As palestras da noite contaram com participações internacionais. Pedro Miguel dos Santos Dinis Parreira falou diretamente de Coimbra, em Portugal, sobre as atividades desenvolvidas na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Sua palestra focou nas ações voltadas para o empreendedorismo e inovação. Logo após, foi a vez da brasileira Tamara Gonçalves Rezende Macieira compartilhar seus conhecimentos sobre a pesquisa em Enfermagem. Atualmente ela atua na Flórida (EUA) e desenvolve pesquisas com uso de tecnologias avançadas. Para completar a noite, Marisa Xavier Souza palestrar sobre a coordenação de ensaios clínicos e gerenciamentos de projetos.

O mercado de trabalho é competitivo e a cada dia exige novas habilidades dos profissionais. Dessa forma, o terceiro dia do Congresso debateu a temática com os participantes. As três palestras trouxeram dicas para a hora da entrevista, quais as skills buscadas pelos recrutadores e as respostas esperadas após a efetivação. Vanderlei Pupin, Carolina Spinelli Alvarenga e Silvia Helena Henriques foram os convidados escolhidos. Ao final do evento, aconteceu a premiação dos trabalhos científicos. Vale destacar os 6 trabalhos do Unilavras contemplados: dois de professores e outros quatros de alunos de Iniciação Científica.