Curso de ADS promoveu desafio de programação a calouros

Em um mundo cada vez mais cercado por tecnologias, habilidades em códigos e programação são de extrema importância para uma formação completa. Pensando nisso, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unilavras lançou um desafio para os calouros. A proposta foi a de desenvolver um software de baixo custo e alta aderência aos processos de gestão de eventos de educação. Dessa forma, segundo o Coordenador do curso, o professor Frank Mendes Nobre, os alunos já iniciam a trajetória na vida acadêmica programando.

Esse desafio foi parte de uma dinâmica realizada na disciplina de Desenvolvimento de Software em Low Code, na qual os alunos foram divididos em grupos de três integrantes. Na Sala de Metodologias Ativas do Unilavras, os estudantes iniciaram o desenvolvimento do sistema, como trabalho final para essa disciplina. “Eles não tinham experiência em desenvolvimento e viram que era possível desenvolver um software”, completa Frank.

A adesão dos alunos foi muito boa. Todos participaram e diversos trabalhos foram apresentados. O objetivo, a partir de agora, é que esse mesmo problema continue com os alunos pelos próximos períodos. Entretanto, utilizando os novos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, para a criação de aplicações na web ou de forma mobile, a fim de desenvolver o sistema e solucionar esse desafio.

Assim, o aluno Marcílio Andrade, se sentiu desafiado logo no início do curso e buscou meios para realizar a tarefa. “Logo de cara já enfrentamos o primeiro desafio, que foi a escolha dos apps que utilizamos para o software final. Nosso foco era criar um boleto de pagamento automático, com os dados preenchidos pelo inscrito na plataforma”, completa o aluno.

Dessa forma, o administrador consegue cadastrar novos eventos e visualizar os inscritos. Logo após cada inscrição, o Certificado do Curso com os dados do inscrito é armazenado em nuvem, para que no final do curso, o inscrito possa recebê-lo. Além disso, todo sistema é automatizado e de custo zero, facilitando a possível implementação em alguma necessidade do Unilavras.