Alunos desenvolvem cosméticos em laboratório do Unilavras

Todo começo de semestre, os alunos do último período do curso de Estética e Cosmética dão início às fases finais de seus estágios na Clínica de Estética e Cosmética do Unilavras. Para além dos atendimentos, o curso do Unilavras também prepara seus estudantes para compreender e desenvolver as formulações dos cosméticos que são utilizados nos atendimentos da Clínica.

Tudo isso acontece no estágio em Cosmetologia, no Laboratório de Farmacotécnica. Sob a orientação do prof. Wanderley Bittencourt, os alunos podem elaborar os produtos de acordo com a necessidade do paciente. Após a anamnese, que acontece durante os primeiros atendimentos, o estudante compreende qual o tipo de produto que o paciente precisa. Assim, é possível desenvolver uma fórmula personalizada e que poderá ser aplicada com o apoio com dos equipamentos indicados para o tratamento estético escolhido.

A linha de produtos desenvolvidos no Laboratório de Farmacotécnica é exclusiva para os atendimentos da Clínica de Estética. Entre os cosméticos, estão xampus e condicionadores para o tratamento capilar, além de cremes redutores e hidratantes para uso corporal. Cremes para mãos, séruns e géis faciais também são criados no laboratório. Além de desenvolver os produtos, o aluno do curso de Estética e Cosmética do Unilavras sai preparado para prescrever fármacos, como vitaminas, para o tratamento em casa.

A prática em laborátio e na clínica são grandes diferenciais, segundo o prof. Wanderley. Eles colocam o profissional formado pelo Unilavras em destaque na região. “Ter esse conhecimento em formulação e controle de qualidade, além de saber fazer a avaliação de produtos cosméticos, faz toda a diferença no mercado de trabalho”, explica. O aluno pode atuar tanto em indústrias de cosméticos, quanto em clínicas especializadas.

 


WhatsApp