Congresso de Psicologia comemorou os 60 anos da profissão no Brasil

2022 é um ano de muitas comemorações para a Psicologia do Unilavras. São 60 anos da profissão no Brasil e o curso do Unilavras completa seus 18 anos. Dessa forma, o VIII Congresso de Psicologia da Instituição trouxe como temática principal o “Um profissão e dois marcos” para celebrar as duas referências. Nos dias 25 e 26 de agosto, alunos e profissionais da área puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a psicologia como um todo.

Durante o dia, diversos minicursos sobre áreas que têm ganhado destaque no mercado foram oferecidos aos participantes. A relação da arte com a psicologia; o uso da psicologia nos locais de crime; e a avaliação do psicólogo no comportamento suicida foram os workshops oferecidos durante a tarde da quinta-feira (25).

À noite, os palestrantes trouxeram temas importantes e grande relevância para a Psicologia atual. Filippe Lopes abriu a série de palestras com um bate-papo sobre direitos humanos e a psicologia. Ambas áreas se entrelaçam em momentos de diálogo. Logo após, foi a vez de Walter Júnior trazer um panorama sobre a vida e arte da psicanalista Nise da Silveira, que inspira profissionais da psicologia. Em sua palestra, ele trouxe uma abordagem voltada para a transformação que Nise viveu em sua vida.

Logo após, o psicólogo Guilherme Souza trouxe para debate o tema “Prevenção ao Suicídio e Saúde Pública”. Durante a palestra, Guilherme falou sobre as competências profissionais necessárias para se trabalhar com pacientes que apresentam ideação suicida.

Na sexta-feira (26) os minicursos envolveram a psicanálise; avaliação neuropsicológica; além da psicoterapia. Alunos e demais interessados passaram a tarde debatendo as temáticas. Dessa forma, à noite, o Congresso de Psicologia seguiu com a palestra sobre a psicanálise, com um olhar voltado para as psicopatologias contemporâneas, ministrada por Rodrigo Fonseca.

Após o coffe break, o profissional da psicologia foi o alvo das palestras com a psicóloga Kênia Resende, que trouxe um panorama sobre o Psicólogo do futuro. Em seguida, Bruno Soalheiro trouxe algumas dicas para os profissionais que desejam ingressar no mundo do empreendedorismo, dando uma aula sobre ética e praticidade no mundo da psicologia.

Encontro de ex-alunos

No sábado (27) o curso de Psicologia do Unilavras, ainda promoveu um Encontro de Ex-alunos. Egressos de todas as turmas, formadas desde 2009, voltaram à Instituição para reencontrar colegas de classe, além de (re)conhecer a estrutura do Unilavras, que se transformou durante os anos. São 18 anos de Psicologia Unilavras, um marco para a Instituição e profissionais que passaram pelas salas, corredores e a Clínica-escola.

Após a foto com os participantes, foi realizada uma palestra com a psicóloga Kênia Resende. Durante a ação, Kênia conversou com os ex-alunos sobre o futuro da profissão e os caminhos que eles podem seguir com as mudanças que o mercado vem sofrendo.