Principais aplicações da Engenharia foi destaque em evento do Unilavras

A Semana das Engenharias do Unilavras de 2022 trouxe diversas palestras para os participantes. Neste ano, as principais aplicações na área da Engenharia Elétrica, de Produção e Mecânica foram abordadas de uma forma prática, dando dinamismo a cada atividade proposta. Uma oportunidade de aperfeiçoamento e absorção de conhecimento para todos. Realizado de forma on-line, o evento ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto, através da plataforma Teams.

Com a revolução da indústria, é preciso estar atento aos novos mecanismos de gestão para que o profissional esteja capacitado. A palestra ministrada Júlio Cezar Alvarenga Pires trouxe um panorama com as principais perspectivas para o cenário econômico diante da Pandemia. Além disso, ele falou muito com os participantes sobre as skills necessárias para atuar com a solda nas indústrias.

 

NOVOS MODELOS

Logo após, César Augusto, da Força Aérea Brasileira (FAB) compartilhou seus conhecimentos sobre os equipamentos de medição de voos. Um convidado do coordenador do curso, Evandro Pereira, também participou da ação. Alex Alves de Lima, Major FAB, apresentou seus conhecimentos a respeito da gestão da manutenção aeroespacial. Dessa forma, os participantes puderam conhecer detalhes sobre os ensaios de voos, além de conhecer aviões da FAB que são utilizados em missões.

No segundo dia de palestras, o foco foi a Engenharia Elétrica e suas aplicações. As descargas elétricas foi o tema da palestra de Adriano dos Anjos. Em sua fala, Adriano elencou os principais tipos de para-raios existentes, e lembrou aos participantes a necessidade e a importância desse equipamento. Os transformadores também ganharam destaque no evento. Diogo Francos dos Santos compartilhou sua experiência de trabalho com o dispositivo, que é fundamental para diminuir as cargas de energia.

 

SEGURANÇA, GESTÃO E INOVAÇÃO

O palestrante Márcio Guadalupe trouxe a temática da segurança do trabalho e sua importância para o setor da engenharia. Márcio é ex-aluno do Unilavras e propôs um bate-papo com os participantes para explicar como é a segurança do trabalho dentro das empresas. Assim também, ele explicou a importância da avaliação de riscos e apresentou uma visão ampliada da gestão de segurança.

A revolução das formas de trabalho na indústria e empresas de engenharia foi a proposta do terceiro dia da Semana das Engenharias do Unilavras. Wilson Fernandes apresentou suas experiências com o mercado na manufatura e no controle de qualidade, dando destaque para o setor de amortecedores. Com uma fala muito rica, Wilson deu detalhes e dicas para a implementação do WCM nas empresas, dando exemplos práticos.

A inteligência artificial, presente em todos os setores de nossas vidas, não poderia ficar de fora do evento. O convidado, Danton Ferreira, trouxe diversas formas de aplicabilidade da IA nas engenharias, desde o setor do agronegócio à saúde.