Setembro amarelo: enfermagem promove ação de prevenção

Setembro é um mês em que a cor amarela se destaca entre as outras do arco-íris. Isso porque em setembro, as atenções são direcionadas para a saúde mental e à prevenção ao suicídio. Dessa forma, na noite desta terça-feira (19), o curso de Enfermagem promoveu uma atividade no hall de entrada do Unilavras.

Balões, cartazes e até docinhos para chamar as atenções dos estudantes que passavam pelo espaço. Assim foi a proposta dos alunos do curso. A ação é uma parceria dos professores Ana Cláudia Barbosa Honório Ferreira e Richardson Carvalho, das disciplinas de Projeto Integrador e Saúde Mental e Psiquiatria.

De acordo com a prof.ª Ana Cláudia, cada grupo preparou as atividades que seriam desenvolvidas no dia tendo a criatividade como principal forma de chamar a atenção para o tema. “A gente aproveita as datas comemorativas para tratar os temas com eles em sala de aula”, explica. Além do hall, os estudantes também distribuíram bilhetes nos espelhos dos banheiros e elevadores, assim como nas salas de aula.

Entre uma conversa e outra, foi possível orientar os estudantes do Unilavras sobre os cuidados com a saúde mental. A aluna Ana Beatriz Pereira Pinto, do 4º período de Enfermagem, participou da atividade e contou como a ação é importante. “Acredito que esse tipo de abordagem deve ser feito o ano todo. Um ato de amor e carinho pode mudar a vida de uma pessoa”. O professor Richardson completa: “é muito importante a gente conseguir abordar essas pessoas. Assim podemos mostrar para elas que é possível ter saúde mental desde que se abra à educação em saúde”.