Festival Gastronômico trouxe Minas Gerais como temática principal

O Festival de Gastronomia do Unilavras trouxe para a edição de 2022 a culinária e a cozinha mineira. Em palestras, oficinas e até um Concurso, o curso promoveu atividades de dar água na boca em todos. O evento ocorreu pela primeira vez de forma presencial no Unilavras, entre os dias 26 e 28 de setembro.

O primeiro dia foi especialmente preparado para atividades teóricas. Dessa forma, docentes, discentes e comunidade externa, puderam compreender um pouco mais sobre o fazer gastronômico das Minas Gerais.

A Chef Carolina Fádel palestrou sobre as novas formas da culinária mineira, com o apoio de dados nutricionais sobre o Estado, além de comparar o contexto histórico em que vivemos. De acordo com Carolina, “a industrialização da alimentação fez a população passar da desnutrição para a obesidade”. Com isso, ela trouxe dicas de como o Gastrólogo pode valorizar a cultura e a variedade de produtos locais, para garantir sua cozinha sempre com produtos frescos, por exemplo, com uma grande frente da nova gastronomia.

Mineiridade em pauta

Logo em seguida, foi a vez da Prof.ª Mariana Gontijo se juntar à Carolina e aos Chefs Daniel Neto e Júnior Chaves para falar sobre “Minas Gerais e a Gastronomia”. Você conseguiria definir o que é a Cozinha Mineira? Essa foi uma das perguntas norteadoras da mesa redonda da noite. Dessa forma, os conceitos de fronteiras culturais e regionais também foram pontos de apoio para organizar as ideias e definir as principais cozinhas que se chamam “Mineira”.

Um bate-papo que rendeu perguntas e contrapontos. Assim diálogos foram florescendo durante a mesa redonda, que contou com participação ativa dos alunos do curso. Um outro destaque levantado pelos palestrantes também foi uso das farinhas – de mandioca e de milho – que se modifica de acordo com a região onde se está.

Durante os dias seguintes, os participantes puderam conhecer novas habilidades com as Oficinas Práticas, oferecidas no Centro Gastronômico. Durante o dia, aconteceram as oficinas Preparo de Massas e Molhos e a Culinária Oriental. Já no período da noite, foi a vez das oficinas Preparo e Harmonização de Cortes de Carne e Culinária Vegana by Vida Veg.

Concurso Gastronômico

Na quarta-feira (28) foi a vez de conhecer os vencedores do 1º Concurso Gastronômico promovido pelo curso de Gastronomia. De acordo com o prof. Ricardo Martin, um dos responsáveis pelo apoio do evento, a atividade teve um resultado surpreendente. “Tivemos alunos e ex-alunos participando do curso. Com isso eles podem compreender como é importante participar deste tipo de ação para estimular o espírito de competição, além de prepara-los para trabalhar sob pressão”, disse.

Resultado do Concurso Gastronômico do Unilavras

1º lugar: Ingrid da Silva Chervenhak