Experiência e permanência de estudantes: Unilavras foi destaque em diversos eventos

O Unilavras tem passado por uma fase muito positiva e sido referência de bom exemplo para diversas Instituições de Ensino Brasil afora. Prova disso são as participações da IE em eventos de grandes proporções para a Educação brasileira nos últimos meses. Entre os eventos, o Unilavras esteve presente no SADEBR e no FNESP, encontros importantes para a transformação da educação no nosso país.

Em junho deste ano, a Instituição implantou um sistema que visa melhorar a permanência e a experiência dos estudantes. Com isso, em setembro, no SADEBR, o Unilavras pode compartilhar como foi o processo de implantação. Vale lembrar que este é o maior evento de marketing educacional do Brasil.

O Super, como é chamado o Programa de Sucesso e Permanência, atua com pontos de atenção na evasão de estudantes e na garantia para que estes alunos continuem a graduação. O Pró-reitor de Desenvolvimento, Ms. Luiz Felipe Lunkes Argenta e a Líder do Super, Ana Carla Prado, foram os responsáveis por apresentar as boas práticas do Unilavras aos participantes. Além dos dois, a Reitora do Unilavras, profª Drª Christiane Amaral Lunkes Argenta também participou de uma mesa-redonda sobre a captação e permanência de novos alunos nas Instituições de Ensino no país.

 

Boas práticas na permanência de alunos

Falando em experiência e permanência de alunos, a revista Ensino Superior publicou uma matéria que cita o Unilavras como exemplo de boas práticas na implantação de sistemas de permanência de estudantes. O Pró-reitor de Desenvolvimento, Ms. Luiz Felipe Lunkes Argenta, trouxe detalhes sobre a implantação do Super e como a Instituição atuou desde 2017 para identificar dados sobre a evasão universitária.

Entre as ações desenvolvidas no Super, estão a escuta ativa e a atenção para momentos em que o estudante dá sinais que pode evadir do curso. Assim, o Super já entra para compreender a situação e apoiar da melhor forma possível. A matéria completa você confere aqui.

 

FNESP e a experiência do estudante

Ainda em setembro o Unilavras participou da edição 2022 do FNESP. A temática do evento foi focada na experiência do estudante. Além de representantes do Ministério da Educação (MEC), palestrantes nacionais e internacionais também marcaram presença no evento. O FNESP é o maior fórum de ensino superior da América Latina. Além da participação do Unilavras, o Pró-reitor de Desenvolvimento, Ms. Luiz Felipe Lunkes Argenta representou a Instituição como palestrante e moderador nos eventos de pré-FNESP e no evento principal, respectivamente.

Como palestrante, Luiz Felipe trouxe para debate o uso de dados para o bom relacionamento com os estudantes de graduação. “Com essas informações bem alinhadas, é possível contribuir para uma boa experiência dos alunos no atendimento”, disse. A palestra de aquecimento para o FNESP contou ainda com a participação do especialista em marketing educacional Glauson Mendes da SADEBR e de representantes de instituições que trabalham com ciência de dados e são referência no mercado para debater o assunto.

Já no evento principal, o pró-reitor foi responsável pela moderação da mesa “Uma experiência universitária memorável não acontece por acaso”. Os participantes foram o Pró-reitor para Assuntos Acadêmicos, Corpo Docente e Internacionalização da Tec. de Monterrey, Ignácio de La Vega e José Lazalde, Gerente de Operaciones Territorium Latam. A mesa internacional trouxe as boas práticas adotadas pela Tec. de Monterrey, uma das mais renomadas Instituições de Ensino da América Latina. Luiz Felipe também pode compartilhar sua experiência com o público, uma vez que já esteve em visita na IE para conhecer as técnicas utilizadas por lá para aplicar no Unilavras.