LinkedIn: três dicas para colocar em prática hoje

Você está começando a vida profissional e quer entrar na maior rede social profissional do mundo? O LinkedIn é uma rede social que tem se tornado cada vez mais popular entre especialistas de todas as áreas. É uma ótima ferramenta para se conectar com outros profissionais, encontrar oportunidades de emprego e mostrar o seu trabalho ao mundo.

No entanto, como qualquer outra rede social, é importante seguir algumas boas práticas para ter sucesso no LinkedIn. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a se destacar na plataforma. Vamos lá?

 

Criando o seu perfil

Ao criar seu perfil, adicione suas principais habilidades e competências, além de uma foto profissional. Não se esqueça de acrescentar sua trajetória profissional e acadêmica e links para o seu trabalho (se disponível). Isso ajudará os outros a entender quem você é e o que você faz.

 

Vale muito a pena colocar licenças e certificados emitidos, pois os recrutadores sempre estão de olho na sua atualização, ok?!

Uma outra dica valiosa é o seu resumo profissional, o “sobre”. Seja objetivo e criterioso na hora de escrever, e sabia também escolher as palavras certas e o que adicionar nesta aba.

 

Definindo a sua estratégia

Agora é hora de se conectar! Pense de forma estratégica. Procure se conectar com colegas de trabalho atuais e anteriores, bem como com pessoas que trabalham em áreas relacionadas às suas habilidades e interesses. Isso pode te ajudar a aumentar sua rede e a encontrar oportunidades de trabalho.

Vale a dica: uma das boas práticas no LinkedIn é a inclusão de uma mensagem junto ao convite para a conexão. Assim as chances de um aceite mais rápido são altas!

Com isso feito, você estará com uma rede mais organizada e cheia de contatos profissionais do seu nicho! Mas, o mais interessante do LinkedIn é a possibilidade de fazer networking e trocar ideias com pessoas da sua área de conhecimento. Dessa forma, você aprende e oferece algo em troca. É o que vamos falar no próximo tópico.

 

Comunique-se!

A comunicação é base para um bom relacionamento. Sendo assim, estar presente é essencial. Publique conteúdo regularmente, como artigos, vídeos e outros recursos. Isso mostrará sua expertise e pode gerar interesse em seu perfil e em sua empresa.

Com os grupos, você aumenta as chances de encontrar oportunidades de trabalho, se atualiza com as últimas tendências em sua área e faz conexões com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Utilize a plataforma a seu favor: a boa prática é a busca de oportunidades de emprego e networking. Você pode usar o LinkedIn para se candidatar a vagas, entrar em contato com empresas e profissionais da área e/ou que você admira e participar de eventos e oportunidades de fazer contatos profissionais.