Instituições de Ensino do Ecossistema de Lavras participaram do Decola Universidades

Alunos das quatro Instituições de Ensino do Ecossistema de Lavras se reuniram para aprender mais sobre empreendedorismo e inovação. Entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, os estudantes da Fadminas, Fagammon, Unilavras e UFLA participaram do Decola Universidades. O evento é um bootcamp para solucionar problemas reais que estão no dia a dia da grande maioria das Universidades.

Após 3 semanas de treinamentos, os alunos colocaram a mão na massa e desenvolveram seus produtos inovadores. Uma banca foi responsável pela avaliação e escolher a melhor equipe entre os cinco times que estavam presentes na Sala de Metodologias Ativas do Unilavras. Autoridades institucionais das Universidades e do Ecossistema marcaram presença no evento.

De ideias que passam pela dificuldade para encontrar uma carona segura à uma renda extra para se manter na Universidade. Além disso, as soluções também foram para um viés inclusivo, com propostas para deficientes visuais.

Dessa forma, a saúde mental e a vida pós-faculdade também foram abordadas nos pitchs apresentados, com um aplicativo que conecta pessoas que precisam de atendimento psicológico e um site com possibilidade de capacitação e atualização contínua, de forma a manter um conhecimento pleno.

Por fim, após uma criteriosa avaliação, a equipe ganhadora do bootcamp foi a BICO, que oferece uma solução de renda extra para estudantes. O aplicativo vai disponibilizar “serviços” para os universitários que precisam trabalhar, com agendamentos prévios. Assim, é possível dar continuidade nos estudos, sem precisar trancar ou abandonar o curso.

Decola + Vuei

O bootcamp surgiu com a participação das IEs Fagammon e UFLA no Vuei – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação. O projeto é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Nesse sentido, com uma parceria alinhada com o Sebrae, o Decola Universidades nasceu e permitiu ir além do Vuei, trazendo para dentro do ciclo o Unilavras e a Fadminas.

Com essas ações, será possível garantir uma formação sólida em empreendedorismo e inovação para a cidade, como explica o Pró-Reitor de Desenvolvimento do Unilavras, Luiz Felipe Lunkes Argenta. De acordo com ele, o Decola é apenas o começo para a alavancar “uma base sólida de formação de talentos em Lavras. Para [que] possamos contribuir com talentos que resolvem problemas reais e que entendam as necessidades do mercado”.

Interdisciplinaridade e troca de conhecimento

O Decola reuniu mais de 25 estudantes das quatro Instituições. Com isso, eles aprofundaram seus conhecimentos dentro das áreas de inovação e empreendedorismo de forma conjunta. “Nós tivemos alunos de diversos cursos, que não se conheciam. Colocamos eles em grupos diferentes, justamente para fomentar essa interação, para que eles pensem em algo prático. A ideia é eles trazerem um resultado funcional e sair da sala de aula, solucionando problemas reais”, explica a Prof.ª Raíssa Andrade, do campus São Sebastião do Paraíso, da UFLA.

Além de ser um momento de grande união, o bootcamp ainda trabalhou a interdisciplinaridade entre os cursos das IEs. Essa iniciativa garantiu uma troca diferenciada de conhecimento entre os participantes. Todos ganham: alunos, profissionais da educação e Instituições de Ensino, como analisa a Coordenadora do Núcleo de Inovação da Fadminas, Lindsay Santanna: “a gente está mostrando que é possível fazer essa interdisciplinaridade, que é tão buscada na educação e que é tão difícil fazer na prática”.