Curso de Pedagogia realizou visita técnica ao projeto Alfaletrar

Um grupo de estudantes do curso de Pedagogia do Unilavras realizou uma visita técnica ao município de Lagoa Santa (MG). Os alunos foram conhecer de perto a aplicação do projeto Alfaletrar. A iniciativa foi criada pela professora Magda Soares, titular emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A visita foi organizada na disciplina de Alfabetização e Letramento, ministrada pela professora Aline Fernandes Melo. Durante a visita, os estudantes foram recebidos pela Coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Janair Cândida Cassiano, que apresentou as instalações das escolas e o projeto Alfaletrar.

De acordo com o estudante Fernando Henrique Santos, a visita técnica foi uma experiência enriquecedora. “O trabalho de sucesso do Núcleo nos mostra que o resultado efetivo é uma soma de fatores. As políticas públicas e recursos, entendimento da necessidade de mudança pelos gestores municipais e educacionais e profissionais comprometidos e abertos às novas possibilidades e aprendizados são fundamentais”, conta.

Os estudantes puderam acompanhar uma aula do projeto e observar como os professores utilizam diferentes recursos e metodologias para estimular a aprendizagem dos alunos. Eles também conversaram com alguns alunos e professores. Dessa forma os alunos puderam compreender como a iniciativa tem sido fundamental para as vidas escolar e pessoal dos profissionais.

A visita técnica foi uma oportunidade de aprendizado para os estudantes e também para as professoras do Unilavras. “Tenho certeza de que os estudantes voltaram para o Unilavras com muitos insights para aplicar em sua formação acadêmica”, explica da prof.ª Aline.

A coordenadora do curso de Pedagogia do Unilavras, Eliane Vianey de Carvalho, também participou da visita. Para ela, a ação “foi uma iniciativa bem-sucedida e que certamente deixou uma marca positiva nos estudantes que estiveram presentes”.