Unilavras sediou Encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil

O Unilavras sediou o 165º Encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil Políticas Públicas e Processos na e da Educação Infantil: Compartilhando Experiências. Organizado em conjunto pelo Unilavras, UFLA e Prefeitura Municipal de Lavras, o evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (26). As principais pautas discutidas no Fórum foram as políticas públicas e práticas voltadas para a Educação Infantil.

Além disso, os participantes do evento ainda puderam compartilhar seus relatos de vivência na docência. 15 cidades marcaram presença no 165º encontro: Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Boa Esperança, Bom Sucesso, Campo Belo, Ibituruna, São Francisco de Paula, Cristais, Varginha, Itutinga, Lavras, Campos Gerais, São Bento Abade, Santo Antônio do Amparo e Paraguaçu. Diretores e Professores de escolas e CEMEIS, Secretários de Educação, além dos estudantes e professores de graduação em Pedagogia do Unilavras e UFLA estavam presentes.

Os relatos apresentados ainda fazem parte de uma pesquisa financiada pela FAPEMIG, na qual o Unilavras e a UFLA estão envolvidos. A Coordenadora do curso de Pedagogia do Unilavras, Eliane Vianey, é uma das pesquisadoras atuantes no estudo. De acordo com a Coordenadora do Comitê Gestor do Fórum, Claudia Ribeiro, o desenvolvimento e a discussão dessas ações em prol da educação infantil é um fator de grande relevância para a sociedade. “Nós atuamos desde 1999 e é uma alegria imensa estar aqui com a presença das profissionais da educação. O Unilavras caminha conosco com outros grupos compartilhando os fazeres da educação e, principalmente, a construção dessa pesquisa”, explica.

No Unilavras, tanto profissionais do Centro Universitário quanto Colégio participaram do evento. A Instituição recebeu o Fórum de braços abertos, principalmente por acreditar em uma educação de qualidade. “Multiplicando a educação, somando forças, podemos fazer com que as coisas aconteçam de formas diferentes. É isso que a gente acredita, que é possível trazer o nosso melhor e proporcionar a alegria de aprender para transformar vidas em todos os ambientes”, explica a Reitora do Unilavras, prof.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta.

Lavras é conhecida por ser a Terra dos Ipês e das Escolas. E a realização de um Fórum com o porte como o realizado no Unilavras comprova o quanto a cidade é referência na educação. “A base do desenvolvimento está na educação. [O Fórum] é um estímulo para os educadores continuarem aprendendo e participando sempre”, afirma a Prefeita de Lavras, Jussara Menicucci.