Unilavras e Mineração Rochard firmam parceria em pesquisa

O Unilavras e a Mineração Rochard firmaram uma parceria para investigar a qualidade de um tipo de areia oferecida pela empresa. Na manhã desta terça-feira (02), as primeiras análises foram feitas com um ensaio prático, no Núcleo de Engenharias do Unilavras. A pesquisa é coordenada pelo professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do Unilavras, Alan Pereira Vilela, com o apoio da equipe técnica e de alunos. Provas e testes para analisar a resistência da areia já estão em fase inicial.

Dessa forma, com o preparo do concreto feito nesta manhã, será possível analisar o potencial e a resistência do produto na fabricação de lajes pré-moldadas. O prof. Alan explica que a pesquisa gira em torno de um traço de concreto determinado pela empresa. O traço, na verdade, é que a quantidade de areia, brita e cimento utilizados na hora da rodagem do concreto. “Nós vamos rodar esse traço do concreto em laboratório para verificar qual é a resistência que eles produziram lá. Com isso, podemos ver se está de acordo com as normas. A partir disso, é possível começar a produção desse tipo de material”.

A empresa atua no segmento de mineração e buscou o Unilavras para a pesquisa para que o produto fosse validado. “Nós buscamos essa parceria pois traz uma confiança, tanto para nós que vamos produzir, quanto para o nosso cliente, que vai comprar o produto. Quando ele sabe que tem um estudo por trás, é muito mais confiável”, conta o responsável pela empresa, Rodolfo Rocha Arduini.

A expectativa é que outras fases de teses ocorram ainda nesta semana. Assim, será possível fazer uma análise completa da areia. Tudo isso dentro das normas técnicas e de acordo com o traço determinado pela Mineração Rochard.