Unilavras assina termo de compromisso com MPMG e terá Cetras em seu campus

Mais um passo foi dado para a implantação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) em Lavras. Na última quinta-feira (04) autoridades ligadas ao meio ambiente, reuniram-se para a assinatura do Termo de Compromisso Positivo entre o Ministério Público de Minas Gerais, Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O evento foi promovido dentro de uma série de palestras da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA). Juntamente com as palestras, também ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso, na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.

O compromisso, teve o Centro de Mineiro de Alianças Intersetorias (CeMais) e a Agência Regional de Proteção Ambiental (ARPA) Rio Grande como intervenientes. O acordo prevê a construção, implementação e operacionalização do Módulo Aves do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Lavras), no município de Lavras.

Com isso, será possível receber, identificar, além de realizar a marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de aves silvestres e exóticas oriundas de ações de fiscalização estaduais, do recolhimento e da entrega voluntária por particulares, com capacidade para mil animais por ano. Dessa forma, serão mais de 200 municípios atendidos na região.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, estavam Emerson Ludgero da Costa pela ARPA Rio Grande; Dra. Luciana Imaculada de Paula, Promotora de Justiça e Coordenadora Estadual de Defesa dos Animais pelo MPMG; Adriana Spagnol de Faria pelo IEF; Antônio Carlos Garutti e Thales Viana, pelo Unilavras, além do Pró-Reitor Acadêmico da Instituição, prof. Dr. Cássio Vicente Pereira e Marcela Giovanna Nascimento de Souza, Diretora Presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Plataforma Semente).

Marília Carvalho de Melo, da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, também participou do evento. De acordo com ela, o modelo em que o CETRAS Lavras será implantado pode ser tido como um exemplo. “[Ele] parte de uma parceria com a iniciativa privada. E isso traz para nós um modelo que é possível replicar. Essa parceria com o Unilavras é importante pois ela amplia a nossa capacidade de resposta para a sociedade”.

CETRAS Lavras

O Campus Água Limpa do Unilavras receberá o CETRAS Lavras. O local abriga os cursos de Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio do Unilavras. Para além da estrutura oferecida, o Unilavras, com seu curso de Medicina Veterinária, será muito beneficiado com a instalação do CETRAS.

Alunos e professores poderão desenvolver e aprimorar habilidades com animais silvestres, que serão atendidos no local. No âmbito educacional, o Cetras será um diferencial gigantesco para o Unilavras enquanto parceria de estudos e desenvolvimento de projetos. “Poderemos apoiar a região com os atendimentos, além de garantir a preservação da Fauna Silvestre. Tudo isso por meio de projetos em parceria com o IEF e outras Instituições ambientais do Estado”, comemora do Pró-Reitor Acadêmico Cássio Vicente.