Com alunos da rede pública, estudante de ADS recebe prêmio em São Paulo

Dentro da disciplina de Low Code, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, um aluno, que atualmente está no 3º semestre do curso, e é professor da Escola Estadual Dr. João Hermeto (Lavras), decidiu transmitir seus conhecimentos da área para seus alunos do 1º ano do Ensino Médio.

João Marcelo de Almeida Garcia é professor de física da escola, que hoje oferece o ensino técnico em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, juntamente com o Ensino Médio.

Ele e seus 40 alunos, na época, desenvolveram uma calculadora capaz de medir o valor que será pago na conta de energia ao final do mês. O programa utilizado trabalha com a interface de low code, o App Inventor. Com ele, foi desenvolvido tanto o back-end quanto o front-end do aplicativo, que está disponível para Android.

O aplicativo foi bem aceito por todos o professor João Marcelo e os alunos levaram o app para uma feira de tecnologia, em São Paulo. A Feira Steam é realizada em São Paulo e recebe escolas de todo o país, e com o projeto pronto, os alunos e o professor só tiveram que se inscrever e gravar um vídeo de apresentação da equipe e de como foi feito o projeto. O resultado: 3º lugar entre os colocados.

Os frutos já estão sendo colhidos. Além da Secretaria de Educação do Estado, a equipe também ganhou visibilidade com empresários de Lavras para uma parceria de estágio. Dessa forma, os estudantes colocarão em prática toda a parte teórica que é aprendida dentro de sala de aula.