Semana das Engenharias do Unilavras 2023

A Semana das Engenharias do Unilavras edição 2023 foi um evento que proporcionou aos participantes diversas palestras relacionadas às áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Realizado de forma híbrida, o evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de junho no Unilavras, visando complementar as atividades orientadas em sala de aula e laboratórios, oferecer acompanhamento e absorção de conhecimento para os alunos.

Uma das temáticas abordadas durante o evento foi a Indústria 4.0, que se caracteriza pela integração de tecnologias digitais avançadas no ambiente de produção industrial. Palestrantes como Rafaella Campos discutiram sobre as diversas aplicações dessas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data, computação em nuvem, robótica tecnológica, realidade aumentada e virtual. Diretamente ligado ao tema de abertura, Ricardo Rodrigues Magalhães abordou a aplicação dos softwares de engenharia no desenvolvimento de produtos. Eles desempenham um papel fundamental na concepção, projeto e fabricação de novos produtos. Essas ferramentas fornecem às equipes de engenharia recursos avançados para modelagem, simulação e análise, permitindo a criação de produtos mais inovadores, eficientes e de alta qualidade.

No segundo dia do evento, o foco foi nos sistemas produtivos, que são conjuntos de processos, atividades e recursos utilizados para transformar insumos em produtos ou serviços. Esses sistemas são aplicados em diversos setores, como manufatura, agricultura, serviços e tecnologia. Foram incluídos como a interdependência dos elementos desses sistemas, como matéria-prima, mão de obra, máquinas, equipamentos, tecnologias, informações e instalações. Além disso, houve palestras sobre a integração de inteligência artificial nos sistemas produtivos, ministrada por Hygor Santiago Lara, e sobre a automação desses sistemas, apresentada por Gabriel Mota Garcia.

No último dia do evento, que ocorreu de forma presencial no auditório do Unilavras, foram realizadas palestras sobre internacionalização de empresas no ramo de autopeças, ministrada por José Roberto Turrini, e sobre a produção de amortecedores, apresentada por Antônio Garutti, Gestor de Infraestrutura do Unilavras.

A Semana das Engenharias do Unilavras edição 2023 trouxe aos participantes uma ampla gama de temas relevantes nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, proporcionando assim o enriquecimento e atualização dos conhecimentos dos alunos e profissionais presentes no evento.