Visita técnica revela a grandiosidade do edifício vencedor do prêmio “Building of the Year 2023”

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao edifício que conquistou o prestigioso prêmio internacional “Building of the Year 2023”. Em 2022 o edifício já havia recebido a premiação Architizer A+Awards. Essa foi a primeira turma de graduação em Arquitetura e Urbanismo  recebida para visitar o edifício.

O armazém da fábrica de café “CarmoCoffees”, foi projetado com base em uma filosofia de respeito, cuidado e excelência, o edifício busca representar a história e a vocação do café brasileiro. Localizado estrategicamente próximo à rodovia BR-381, sua forma notável impressiona logo de cara. Com um design horizontal imponente, o edifício apresenta um formato côncavo, translúcido e de cor semelhante ao café torrado.

Ao adentrar o edifício, os visitantes são recebidos por um portal revestido de chapa perfurada, que retrata os grãos da colheita. No chão, um mapa da região produtora destaca a importância geográfica do café. Ao explorar o interior, os estudantes têm a oportunidade de contemplar o beneficiamento do café, desde a fase das fazendas até o armazenamento final.

O projeto arquitetônico proporciona uma experiência marcante, com um percurso que conta a história e conduz os visitantes a um grande armazém, visto de cima. Além disso, o segundo pavimento abriga a área administrativa, que é banhada por luz natural e traz uma atmosfera descontraída por meio de um amplo pátio descoberto.

“Essa visita técnica foi uma oportunidade única para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo conhecerem de perto a grandiosidade e o significado cultural desse edifício premiado”, disse a professora Janaína Faleiro, coordenadora do curso. “O projeto arquitetônico traduz a dedicação, o conhecimento e a paixão pelo café, ressaltando a importância desse símbolo para o Brasil e sua história”.