Unilavras participa de Jornada do Patrimônio Cultural

O Unilavras marcou presença na 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2023, em Lavras, realizada nesta semana. A participação demonstra o compromisso com a promoção, preservação e valorização da rica herança cultural de Minas Gerais, reforçando nosso papel ativo na construção de uma sociedade mais consciente e engajada na preservação de sua história e tradições.

Fotografia

Na segunda-feira, dia 11 de setembro, foi aberta a exposição de fotografias “Olhares sobre o patrimônio cultural de Lavras”, produzida por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo sob orientação da professora Marisa Pereira, da disciplina de Fotografia Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. A mostra segue disponível para visitação até a próxima sexta-feira, 15 de setembro, na Casa da Cultura de Lavras.

Oficina

Também na segunda-feira, a professora do curso de Arquitetura do Unilavras Janaina Mesquita ministrou a oficina “Os cinco sentidos e o patrimônio cultural: valorização e pertencimento”, em que abordou os patrimônios lavrenses e de Minas Gerais por meio dos cinco sentidos, buscando despertar nos participantes o sentimento de pertencimento.

Palestras

Já na terça-feira, 12 de setembro, dentro do 1° Seminário de Patrimônio, Cultura e Turismo, que integrou a programação da Jornada, foi realizada a palestra “Patrimônio no Caminho das Artes e Ecológico”, conduzida pela professora Janaina Mesquita e pelo ex-aluno de Arquitetura do Unilavras, Tales Wendeu Placedino Gomes, que atualmente cursa o Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG.

Para a professora, é um orgulho ver o aluno seguindo os passos da valorização do patrimônio cultural.

“Foi muito emocionante ver um ex-aluno explicando, falando com propriedade sobre o patrimônio. A valorização do patrimônio cultural e os eventos voltados à sua promoção são fundamentais, e participar ao lado de um ex-aluno foi ainda mais gratificante”, destacou a professora do curso de Arquitetura do Unilavras.

Outro ex-aluno do Unilavras também marcou presença na 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2023. Em 17 de agosto, quando foi realizado o V Fórum do Patrimônio Cultural de Lavras, o ex-aluno Igor Penido apresentou a sua pesquisa de iniciação científica relacionada ao patrimônio gastronômico de Lavras, que buscou identificar as gastronomias típicas da cidade e relacioná-las com a história do município.

Tombamento

Como representantes do Unilavras no Conselho de Patrimônio Cultural, as professoras Janaina Mesquita e Marisa Pereira também participaram, no dia 2 de setembro, da solenidade de assinatura da carta de anuência do tombamento municipal do Centro Histórico da UFLA, em que o local passou a ser reconhecido e protegido como patrimônio cultural do País, e da comemoração dos 40 anos do Museu Bi Moreira.

Todas essas participações reforçam o papel do Unilavras na formação de profissionais comprometidos com a valorização e estudo do patrimônio cultural, além de nosso compromisso contínuo com a preservação e promoção da rica herança cultural do estado, enriquecendo nossa comunidade acadêmica e a sociedade em geral com um profundo senso de valorização e pertencimento a esse patrimônio cultural precioso.