Professor e estudantes de Direito publicam artigos em periódicos de destaque

O professor Sthéfano Divino, docente do curso de Direito do Unilavras, em colaboração com estudantes do curso, recentemente teve dois artigos de destaque publicados em periódicos de renome, consolidando o compromisso do Unilavras com a pesquisa e a contribuição acadêmica na área do Direito.

Um dos artigos, intitulado “Telemedicina, ética e a Resolução n. 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina Brasileiro: parâmetros de aplicação, subsidiariedade, letramento e segurança informacional”, foi elaborado pelo professor do Unilavras e pela discente Isabela Gonçalves Almeida, do 8º semestre do curso. Esse estudo foi resultado de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e teve como foco a análise das complexidades éticas, legais e morais relacionadas à prática da Telemedicina, à luz da Resolução n. 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina.

O trabalho pode ser acessado neste link, no volume 57 de 2023 da Revista de Bioética y Derecho, publicação oficial da Cátedra de Bioética da Unesco e do Observatório de Bioética e Direito da Universidade de Barcelona. Trata-se de um periódico de referência internacional, cujo impacto no sistema Qualis-Capes é A1.

Já o segundo artigo foi elaborado pelo professor Sthéfano com a discente Beatriz Simon Halasz De Araújo, do 10º período do curso de Direito do Unilavras, a partir de uma pesquisa voluntária que inspirou parte do Trabalho de Conclusão de Curso da graduanda. O trabalho teve como objetivo verificar se a exclusão de contas pessoais por redes sociais configura-se como conduta de exercício regular do direito ou prática abusiva.

O artigo pode ser acessado a partir da aquisição do volume 117 de 2023 da Revista de Direito Privado – RDPriv (ISSN 1517-6290), atualmente editada pela Editora Revista dos Tribunais. Trata-se de um dos periódicos com maior relevância na área do Direito Privado e do Direito Civil, cujo impacto no sistema Qualis é A2.