Simpósio de Microbiologia Médica traz atualizações e desafios no combate à resistência bacteriana

O curso de Farmácia do Unilavras promoveu, nos dias 29 e 30 de setembro, o Simpósio de Microbiologia Médica. O evento se destacou ao fornecer aos participantes informações sobre microbiologia, com foco especial no enfrentamento da resistência bacteriana.

A professora Adrielle Pieve de Castro enfatizou o propósito do simpósio.

“Nosso objetivo foi o de mostrar que a microbiologia é extremamente importante, e não apenas para os farmacêuticos, mas para a equipe multidisciplinar, no combate à resistência bacteriana, que infelizmente vem ganhando cada vez mais espaço. A proposta é tentar conter essa resistência para que a gente tenha ainda opções terapêuticas e auxilie no tratamento adequado do paciente”, destacou a professora Adrielle Pieve de Castro.

O primeiro dia do evento contou com duas palestras on-line: “Detecção dos principais mecanismos de resistência bacteriana: quais as recomendações do BrCAst e o que o laboratório deve saber?”, ministrada pela microbiologista Maria Goreth Barberino, e “Da descoberta da penicilina à resistência bacteriana atual: uma trajetória de sucesso e desafios na antibioticoterapia em nível ambulatorial”, ministrada pelo infectologista Vitor Luís Tenório Mati.

Ainda no primeiro dia, foi realizada uma mesa redonda com a participação dos dois palestrantes e mediada pela microbiologista Camila Sales.

Já o segundo dia do evento foi promovido na modalidade presencial e contou com minicursos para os participantes. Foram quatro diferentes atividades para os inscritos: “Identificação laboratorial de bactérias gram-positivas de importância clínica”, “Identificação laboratorial de bactérias gram-negativas de importância clínica”, “Antibiograma” e “Detecção laboratorial dos principais mecanismos de resistência bacteriana”.

O simpósio, que contou com a parceria do Laboratório Santa Cecília e da Farmácia Bernardes, foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes, contribuindo para a expansão do conhecimento e aprimoramento das habilidades práticas relacionadas à microbiologia médica.