VIII Simpósio de Fisioterapia do Unilavras aborda novas perspectivas para a prática clínica de excelência

O VIII Simpósio de Fisioterapia foi promovido entre os dias 4 e 6 de outubro no Unilavras. De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Luciana Lunkes, o grande objetivo do evento foi proporcionar aos alunos o contato com as mais atualizadas evidências científicas.

“São temas atuais e amplamente discutidos pela comunidade científica, muito relevantes para o raciocínio e tomada de decisão na prática clínica, trazendo um imenso diferencial para os alunos e profissionais”, acrescentou.

A abertura do Simpósio, no dia 4 de outubro, quarta-feira, contou com a palestra “Dor crônica: passado, presente e futuro”, ministrada por Rafael Krasic Alaiti. Na sequência, Leandro Fukusawa falou sobre “Dor crônica e estilo de vida”.

Fukusawa destacou uma questão essencial muitas vezes negligenciada: o foco excessivo no ambiente clínico em detrimento do que acontece fora dele. Ele salientou que os pacientes passam a maior parte do tempo fora do consultório, tornando essencial considerar os aspectos do estilo de vida que podem influenciar na dor crônica.

“E quando se fala de estilo de vida é preciso entender que não se trata de uma coisa quadrada, as pessoas não têm que tomar as mesmas atitudes para serem “saudáveis”. São vários aspectos relacionados ao estilo de vida que estão relacionados a quadros de dor crônica, como atividade física, fumo, álcool, sono, alimentação e saúde mental. Assim, o fisioterapeuta tem um papel multidimensional de observar todo o comportamento em saúde do paciente”, ressaltou Leandro Fukusawa.

Na sequência do Simpósio, no dia 5 de outubro, a temática “HABIT e CIMT: Terapias de alta intensidade para a reabilitação de membros superiores de indivíduos com lesão neurológica” foi abordada pela palestrante Aline Martins Feitosa, graduada em Fisioterapia pelo Unilavras, mestre e doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UFMG.

No último dia do evento, na sexta-feira, 6 de outubro, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos com o workshop “Prescrição de exercícios em membros inferiores: dos conceitos biomecânicos ao comportamento”, conduzido por Leandro Fukusawa e Nayra Rabelo. No encerramento do Simpósio, na noite de sexta, Nayra Rabelo discutiu o tema “Dor femoropatelar sob a ótica biopsicossocial”.

Com toda essa programação rica em conteúdo, o evento se destacou ao estimular a busca pela excelência na prática da fisioterapia, com a exploração de abordagens eficazes que contribuam significativamente para a saúde e bem-estar dos pacientes.