Parceria do curso de Odontologia do Unilavras atende pacientes internados no Hospital Vaz Monteiro

De acordo com a Anvisa, a higiene bucal em pacientes hospitalizados atua como uma importante medida de prevenção das infecções hospitalares. Tendo em vista essa relevância, o curso de Odontologia do Unilavras estabeleceu uma parceria com o Hospital Vaz Monteiro para prestar, gratuitamente, serviços de atenção à saúde bucal dos pacientes internados.

As atividades são desenvolvidas pelos alunos do curso de Odontologia matriculados na disciplina Vocacional de Estomatologia. Todo o processo conta com a supervisão da professora Natália Galvão Garcia.

“Essa parceria permite que o aluno vivencie um pouco da prática da odontologia hospitalar, que, apesar de ser uma área extremamente importante, ainda é muito pouco explorada”, destacou a docente do Unilavras.

Durante a visita aos pacientes hospitalizados, é feita uma avaliação da cavidade bucal, com o objetivo de identificar a qualidade da higiene bucal. A avaliação também tem o intuito de detectar a presença de infecções, ulcerações, entre outras lesões.

Os resultados coletados são adicionados a um banco de dados para que possa ser feita uma avaliação e comparação mensal. Além dessa avaliação, é realizado o protocolo de higiene bucal e o encaminhamento do paciente para tratamento odontológico, quando necessário.

Essa iniciativa reforça o compromisso do curso de Odontologia do Unilavras com a promoção da saúde e a prevenção de infecções em ambientes hospitalares. A parceria com o Hospital Vaz Monteiro é uma demonstração do potencial transformador da educação em saúde, capacitando nossos alunos a fornecer cuidados odontológicos de qualidade.