Inovação em sala de aula: alunos de Arquitetura utilizam ferramenta de Inteligência Artificial

Os avanços trazidos pela Inteligência Artificial (IA) já estão presentes nas salas de aula do Unilavras. Os alunos dos 7º e 8º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo utilizam a ferramenta Midjourney na disciplina de Projeto Urbanístico.

O Midjourney tem a incrível capacidade de transformar descrições textuais em imagens de alta qualidade. De acordo com a professora Tatiana Teixeira, a abordagem começou com os alunos estudando cidades utópicas no início do semestre e a apresentação de projetos já existentes. Em seguida, eles foram desafiados a criar diretrizes para suas próprias cidades do futuro.

“Eles tinham que pensar em elementos básicos como moradia, transporte, lazer, meio ambiente, mas também idealizar uma sociedade do futuro, que viveria (provavelmente) em um planeta diferente do que temos hoje. A partir disso a fantasia é justificada e as imagens geradas pela IA são a base visual da idealização deles”, destacou a docente do Unilavras.

Os estudantes começaram explorando a plataforma e dominando os comandos disponíveis. Posteriormente, integraram conceitos de urbanismo sustentável, baseando-se nas teorias de Douglas Farr. A cada ajuste e evolução do projeto, os alunos retornavam ao Midjourney para criar novas imagens. Como etapa final, eles montaram apresentações detalhadas para cada cidade, transformando suas ideias e conceitos em projetos.

“Os alunos ficam fascinados com a qualidade das imagens e a facilidade de materializar o que está no campo das ideias – uma dificuldade que muitas vezes atrapalha o processo e os deixa desestimulados. Alguns já conseguem identificar o potencial da ferramenta aplicado em outras áreas, como forma de gerar imagens através de ideias, o que chamamos no curso de “conceito e partido” arquitetônicos ou urbanos. Outra coisa interessante é a discussão que ela gera, o grupo fica mais tempo ativo no desenvolvimento da atividade e se envolve mais com o processo”, finalizou a professora.