Congresso de Enfermagem do Unilavras aborda a excelência na assistência e segurança do paciente

Foi realizado entre os dias 24 e 26 de outubro o VIII Congresso de Enfermagem e o III Congresso Internacional, com a temática “Qualidade na assistência e segurança do paciente: transformando realidades”. A coordenadora do curso de Enfermagem do Unilavras, Elisiany Costa, destacou a importância do tema abordado no Congresso.

“A segurança do paciente é uma prioridade constante em todas as práticas da enfermagem, abrangendo desde o nível de atenção primária até a complexidade da atenção terciária. É nesse contexto que destacamos a significativa importância do tema central do congresso, o qual nos levou a explorar uma ampla gama de subtemas relacionados”, ressaltou.

O Congresso contou com transmissão ao vivo para que profissionais da área, interessados e alunos da modalidade semipresencial pudessem participar virtualmente e se beneficiar das valiosas discussões e informações compartilhadas.

Programação

A abertura do evento contou com a palestra “Assessment de segurança do paciente crítico usados na Inglaterra”. A temática foi apresentada por Elisangela Cerencovich, que é formada em Enfermagem pelo Unilavras, especializada em Enfermagem em Nefrologia e Infectologia pela Unifesp e mestre em Enfermagem pela UFMT. Atualmente, Elisangela trabalha como staff nurse em cuidados críticos no Royal Bournemouth Hospital, na Inglaterra.

Já a segunda palestra do primeiro dia do Congresso foi conduzida por Jackeline Cristiane Santos, que abordou, em sua fala, a temática “Comunicação eficaz para a qualidade na atenção e segurança do paciente”.

No segundo dia do evento, a palestra “Enfermeiros estetas na segurança do paciente” foi ministrada por Luciana Orsi e Hélder Luiz Ribeiro da Silva. Na sequência, Paulo Cezar Soares abordou, em sua fala, a temática “Segurança do paciente: Infrações éticas e penalidades na assistência à luz do Código de Ética de Enfermagem”.

O último dia do Congresso também contou com duas palestras. A primeira delas, “Segurança do paciente na oncologia”, foi conduzida por Tatiane Oliveira, graduada em Enfermagem pelo Unilavras e especializada na área de Urgência e Emergência. Tatiane é responsável técnica do serviço de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Lavras.

“Me sinto muito honrada de ter sido convidada para esse Congresso do Unilavras e passar um pouco da minha experiência. Me formei em 2008 e foi o Unilavras, o ensino e todo esse aparato disponibilizado que abriu muitas portas. Isso foi muito importante na minha formação e hoje poder retornar aqui, depois de quinze anos de formada, já com uma bagagem, é muito gratificante”, destacou Tatiane.

A palestra ministrada pela enfermeira graduada pelo Unilavras contou com um momento de simulação de punção de um cateter, que mostrou aos participantes a importância das práticas seguras na área da oncologia.

Por fim, o Congresso foi encerrado com a palestra “Segurança do paciente com foco em Cateter totalmente implantado”, ministrada por Márcia Lima de Oliveira. A variedade de temas abordados e a presença de palestrantes qualificados contribuíram para a ampliação do conhecimento e a disseminação das melhores práticas na profissão. Assim, o Congresso desempenhou um papel fundamental na promoção da qualidade na assistência e na capacitação de profissionais comprometidos com o bem-estar e a segurança dos pacientes.