Microscopia digital aprimora o aprendizado em diversos cursos do Unilavras

Com o objetivo de tornar as aulas mais produtivas e dinâmicas, facilitando a compreensão das disciplinas, foi implementada a microscopia digital em diferentes cursos oferecidos no Unilavras.

Por meio de um aplicativo que funciona como um laboratório virtual, o qual pode ser acessado por um computador ou dispositivo móvel, o aluno consegue visualizar imagens histopatológicas, que até pouco tempo atrás só podiam ser vistas utilizando um microscópio físico.

Essa nova alternativa para as aulas práticas garante a visualização das imagens em alta qualidade e com uma ampla diversidade de recursos, de forma prática, eficiente e segura. A utilização desses recursos proporcionados pelo aplicativo permite que os alunos desenvolvam habilidades e competências requeridas para uma futura prática profissional de sucesso.

O aplicativo foi instalado em todos os computadores dos laboratórios de informática do Unilavras e pode ser utilizado como uma opção para as aulas práticas das disciplinas de Histologia, Microbiologia e Patologia, as quais fazem parte da grade curricular dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Estética, Medicina Veterinária e Odontologia.

De acordo com a professora Natália Galvão, o ganho para o aluno é imensurável.

“Além de otimizar o tempo laboratorial, facilita a apresentação das imagens e contribui para a discussão pedagógica”, destacou a docente do Unilavras.