Diálogo interdisciplinar: evento reúne estudantes e profissionais de Educação Física e Fisioterapia no Unilavras

No dia 10 de novembro de 2023, o Auditório II do Unilavras foi palco da 3ª edição do Ciclo de Palestras em Saúde e Movimento, uma iniciativa conjunta dos cursos de Fisioterapia e Educação Física. O evento foi concebido com o propósito de criar um ambiente propício para aprendizado, troca de experiências e aprofundamento de estudos nas áreas, ressaltando a importância da integração entre esses profissionais.

O Ciclo de Palestras abordou temáticas atuais e extremamente relevantes para os alunos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interação e crescimento profissional. A abertura foi marcada por uma mesa-redonda, que reuniu o treinador de triathlon Raphael Soares, o treinador de atletismo Pablo Ramon Domingos, o fisioterapeuta Leandro Valentine, a atleta de elite Camila Paulino de Paiva e o atleta amador Edinilson de Jesus Saturnino.

Em seguida, Douglas Barbosa Marques, fisioterapeuta formado pelo Unilavras com experiência como fisioterapeuta esportivo em clubes de futebol como Milan e Napoli, explorou o modelo biopsicossocial aplicado ao esporte em sua palestra.

O encerramento do evento ficou a cargo do doutor em Ciências do Movimento Humano, Fábio Dominski, que proporcionou novas perspectivas e insights com a palestra “Atividade física: pensando fora da caixa”.

O sucesso da 3ª edição do Ciclo de Palestras em Saúde e Movimento do Unilavras reforça o compromisso da instituição em proporcionar experiências enriquecedoras aos seus estudantes. A coordenadora do curso de Fisioterapia do Unilavras, Luciana Lunkes, destacou a importância do evento.

“Falar sobre movimento é sempre desafiador. Será que nós, profissionais da saúde, estamos promovendo atividade física da melhor maneira? Apenas saber que faz bem para a saúde não basta, pois os hábitos possuem relação com a motivação. Além disso, perceber o indivíduo e muitos dos fatores presentes, abordando suas características específicas e condições, faz toda a diferença. E, com certeza, os participantes desse Ciclo saíram com um novo olhar sobre o incentivo ao exercício.”