Desafio B3: Estudantes de Administração exploram o mercado financeiro com simulação de investimentos

Alunos do curso de Administração do Unilavras, na disciplina de Estrutura de Capital e Orçamento sob a orientação da professora Andressa Furtini, estão participando do Desafio B3, uma emocionante competição de simulação de investimentos projetada para tornar o aprendizado sobre o mercado de capitais tão envolvente quanto divertido.

Por meio do simulador de investimentos do aplicativo HUB3, que informa as cotações do mercado em tempo real, eles devem construir uma carteira teórica de ativos. Todos começam com R$ 100 mil fictícios e vence quem obtiver a maior rentabilidade até o encerramento do concurso, em 8 de dezembro.

Os três primeiros colocados serão premiados com R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também ganham uma experiência presencial na B3, incluindo a passagem até São Paulo, hospedagem e alimentação.

Promovido pela B3, uma das líderes globais em infraestrutura do mercado financeiro, com atuação tanto em bolsas quanto em mercados de balcão, o concurso atrai participantes de todo o Brasil.

Ao longo do concurso, os estudantes compram e vendem ações. Assim, podem se familiarizar com as dinâmicas de compra e venda, a natureza de produtos como ações, ETFs (fundos que replicam índices e possuem cotas negociadas na bolsa), Fundos Imobiliários, Fiagros (fundos ligados ao agronegócio) e BDRs (que permitem investir em ações de empresas no exterior), e a volatilidade do mercado.

O Desafio B3 não é apenas uma competição, mas uma oportunidade de aprendizado e crescimento para os alunos do Unilavras participantes. Ao enfrentar os desafios do mercado virtual, os estudantes ampliam seus conhecimentos financeiros e cultivam habilidades práticas cruciais para futuras carreiras.