Júri Simulado proporciona experiência prática e imersiva às turmas de Direito

Alunos do curso de Direito do Unilavras tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira, 30 de novembro. Eles participaram de uma sessão de um Júri Simulado, um momento que proporcionou uma imersão única na futura profissão dos estudantes.

“Esse é um evento que marca o encerramento do nosso semestre letivo e nós queríamos proporcionar para os alunos uma experiência marcante de fim de ano. O objetivo é uma aula de encerramento de semestre para que os alunos se sintam motivados. Mais do que um aprendizado, o objetivo é promover um momento de inspiração para a carreira dos nossos alunos”, destacou o coordenador do curso de Direito do Unilavras, Giovani Guimarães.

O evento contou com a participação de autoridades que contribuíram para enriquecer ainda mais a experiência dos estudantes. Uma delas foi a Dra. Anne Rose do Prado Souza, Juíza de Direito, Titular da 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Fiscais da Comarca de Lavras, que presidiu a sessão simulada.

“É um prazer estar presente. É uma atividade importantíssima, em que os alunos conseguem ver ao vivo, na prática como é o Direito, principalmente o Tribunal do Júri, que representa a população. O protagonismo é dos jurados, são eles que decidem se será condenado ou não e os critérios da condenação, e ao juiz cabe apenas fazer a dosimetria da pena”, afirmou a Juíza.

Além dela, o Júri Simulado contou com a participação do Dr. Stefano Naves Boglione, Promotor de Justiça, Titular da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras; e Dr. Négis Monteiro Rodarte, Advogado Criminalista. A presença desses profissionais no Júri Simulado não apenas adicionou um toque de realismo à simulação, mas também permitiu que os alunos recebessem valiosas orientações sobre suas atuações.

O ambiente do tribunal simulado foi preparado para refletir a atmosfera de um julgamento real, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de vivenciar os desafios e responsabilidades inerentes à prática jurídica. Estudantes de Direito do Unilavras desempenharam papéis específicos, como auxiliares e membros do júri, ou mesmo espectadores, permitindo que cada um experimentasse diferentes perspectivas do exercício da advocacia. Assim, o evento contribuiu para solidificar o entendimento prático e prepará-los de maneira abrangente para os futuros desafios profissionais.