Unilavras faz parceria com a empresa GMAIA em projetos de pesquisa aplicada

Com a missão de sempre “Sermos melhores a cada dia”, o Setor de Pesquisa do Unilavras, apoiado pelas Pró-Reitorias Acadêmicas e de Desenvolvimento, tem buscado aproximação com grandes empresas para o desenvolvimento de projetos de impacto em pesquisa aplicada. É o caso da parceria com a GMAIA, uma empresa de 20 anos de história com expertise em serviços de recuperação e reforço estrutural, contando com mais de mil obras em seu repertório.

A GMAIA foi a primeira empresa de engenharia no Brasil a ser certificada pela ISO 37301, além das certificações ISO 9001 e Great Place To Work. Em setembro de 2023, o Grupo Priner, do qual a empresa faz parte, foi eleito como n° 1 no ranking brasileiro de empresas de engenharia nas categorias “Manutenção Industrial” e “Recuperação de Estruturas”.

Na parceria entre Unilavras e GMAIA, problemas relativos ao recalque de fundações têm sido abordados via simulações computacionais pelo método de elementos finitos (FEM, do inglês Finite Elements Method).

“A utilização do FEM em estudos geotécnicos oferece vantagens que contribuem para uma análise mais precisa e eficiente, entre as quais a modelagem realista de geometrias complexas de solos e estruturas e a presença de fatores como a plasticidade, anisotropia e heterogeneidade”, destacou a professora Isadora Cota Carvalho, coordenadora do projeto e responsável pelo Setor de Pesquisa do Unilavras.

A docente também ressaltou a importância da parceria.

“Com ela, temos ganhos inestimáveis para todos os envolvidos: a empresa, que conta com suporte do Centro Universitário para desenvolvimento de seus interesses em pesquisa; desenvolvimento e inovação (P&D&I), para os discentes e docentes envolvidos, pela melhor compreensão das necessidades do mercado, e para o Unilavras, que passa a oferecer uma nova experiência à comunidade, caminhando a passos mais largos para o progresso”, finalizou.