Estudantes de Direito e Psicologia participam de capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

Em atenção ao Mês da Mulher, os cursos de Direito e Psicologia do Unilavras promoveram, no dia 20 de março, na sala de Metodologias Ativas, uma capacitação voltada para o acolhimento e o atendimento a mulheres em relacionamentos abusivos e vítimas de violência.

A programação do evento contou com três palestras. A primeira, intitulada “O Centro Integrado das Mulheres (CIM) enquanto dispositivo de cuidado e defesa de direitos”, foi conduzida por Monique Rocha Ávila Catão, coordenadora do CIM. Sua apresentação proporcionou uma visão esclarecedora sobre o papel desempenhado pelo CIM na proteção e promoção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Em seguida, os participantes assistiram à palestra da professora Adriane Patrícia dos Santos Faria, do curso de Direito do Unilavras. Com o tema “Explorando os aspectos legais da Lei Maria da Penha – Orientações para o atendimento a vítimas de violência doméstica”, a palestra ofereceu uma análise abrangente e detalhada da legislação vigente, fornecendo orientações valiosas para profissionais que lidam com casos de violência doméstica em seu cotidiano.

Por fim, encerrando o evento, a professora Andréa Cabral Rios, do curso de Psicologia, trouxe a palestra “Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim: o compromisso ético-político da Psicologia no rompimento do ciclo do abuso e violência”. A professora enfatizou a importância da intervenção e do engajamento de profissionais da Psicologia na ruptura desse ciclo prejudicial.

O evento foi uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento de redes de apoio no enfrentamento da violência de gênero.