Professora do curso de Enfermagem conclui doutorado

A professora Ludmila Oliveira Ruela, do curso de Enfermagem do Unilavras, recebeu o título de doutora no dia 4 de março.

Ela defendeu, na Escola de Enfermagem da USP em Ribeirão Preto, a tese intitulada “Efetividade de terapias auriculares no controle da dor em mulheres com câncer de mama: revisão sistemática e metanálise”.

Com o objetivo de avaliar as evidências já disponíveis na literatura científica sobre a efetividade dessas terapias na dor de mulheres com câncer de mama em tratamento oncológico, a tese evidenciou que a aplicação de sementes e agulhas em pontos da orelha são capazes de promover um alívio significativo da intensidade da dor e melhorar a qualidade de vida das pacientes, além de qualificar a assistência de profissionais da saúde, especialmente de enfermeiros.

“Temos certeza de que o curso de Enfermagem se beneficiará grandemente com mais esse título. Parabenizamos a professora e desejamos muitos frutos a partir dessa tese”, destacou a coordenadora do curso de Enfermagem do Unilavras, Elisiany Costa.

A conclusão do doutorado pela professora Ludmila representa não apenas um marco em sua carreira acadêmica, mas também uma contribuição significativa para o avanço da Enfermagem, destacando o compromisso do Unilavras com a excelência na formação de profissionais de saúde e na produção de conhecimento científico relevante e inovador.